F1: O que é o papel entregue aos pilotos depois das corridas e o que acontece com ele?
Depois que o competidor sai do carro após a corrida, ele é pesado pela FIA e recebe um recibo

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
É um pedaço de papel pequeno e aparentemente insignificante, mas na Fórmula 1, até os menores detalhes têm peso. Literalmente. Assim que um piloto sai do carro depois de uma corrida - com todo o equipamento ainda colocado - ele vai direto para a balança.
A cobertura televisiva pós-corrida geralmente mostra os oficiais da FIA instruindo todos os 20 pilotos a ficarem em pé em uma balança para garantir que ainda atendam aos requisitos mínimos de peso. Esse é um elemento essencial do protocolo da FIA que determina se uma equipe está em conformidade com os regulamentos técnicos.
A FIA determina que um piloto deve pesar pelo menos 82 kg com o macacão, as luvas, o capacete, os sapatos e o dispositivo HANS (suporte de pescoço e cabeça). Se ele estiver abaixo do peso, a equipe adicionará lastro ao cockpit, pois o peso do piloto é considerado no peso mínimo total do carro.

Fernando Alonso, da Aston Martin F1 Team, e George Russell, da Mercedes-AMG F1 Team, pesam com Jo Bauer, da FIA
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Em 2025, esse peso mínimo combinado está definido em 800 kg. No entanto, há mudanças no horizonte: para a temporada de 2026, o peso mínimo do carro cairá para 768 kg.
Cada grama conta quando as corridas podem ser vencidas por um décimo de segundo, e as equipes também precisam levar em consideração a possível perda de peso durante a corrida. Em condições extremas, como o calor escaldante do GP do Catar, os pilotos podem perder de 2 a 3 kg apenas com o suor. No entanto, a regra do peso mínimo ainda se aplica depois de cruzar a linha quadriculada.
A pesagem pós-corrida tem uma dupla finalidade: garante a conformidade, mas também atua como um monitor de saúde, dando às equipes e aos fisioterapeutas uma ideia da quantidade de água perdida e a melhor forma de ajudar os pilotos a se recuperarem. É aí que entra o tal 'recibo' de papel.

Max Verstappen sendo pesado
Foto de: Joseph Eid - AFP - Getty Images
Depois de sair da balança, cada piloto recebe um pequeno recibo que mostra seu peso até a casa decimal. Esse recibo serve como prova caso um piloto ou equipe queira contestar o valor ou até mesmo solicitar uma nova pesagem.
No entanto, não há um protocolo sobre o que acontece com o recibo a partir desse momento. Na maioria das vezes, o comprovante acaba ficando com o fisioterapeuta do motorista.
Como os fisioterapeutas não estão presentes durante a pesagem propriamente dita, esse recibo se torna um ponto de dados fundamental para a criação de um plano de recuperação pós-corrida, desde os níveis de hidratação até as necessidades nutricionais.
COMO AVALIAR BORTOLETO após 5 GPs? Piastri x Norris x Verstappen, HAMILTON atrás de Leclerc | Maumau
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #331: Bortoleto, Hamilton e cia. | Com Maumau
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.