Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

F1: O que é o papel entregue aos pilotos depois das corridas e o que acontece com ele?

Depois que o competidor sai do carro após a corrida, ele é pesado pela FIA e recebe um recibo

Charles Leclerc, Ferrari, is weighed in Parc Ferme

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

É um pedaço de papel pequeno e aparentemente insignificante, mas na Fórmula 1, até os menores detalhes têm peso. Literalmente. Assim que um piloto sai do carro depois de uma corrida - com todo o equipamento ainda colocado - ele vai direto para a balança. 

Leia também:

A cobertura televisiva pós-corrida geralmente mostra os oficiais da FIA instruindo todos os 20 pilotos a ficarem em pé em uma balança para garantir que ainda atendam aos requisitos mínimos de peso. Esse é um elemento essencial do protocolo da FIA que determina se uma equipe está em conformidade com os regulamentos técnicos.

A FIA determina que um piloto deve pesar pelo menos 82 kg com o macacão, as luvas, o capacete, os sapatos e o dispositivo HANS (suporte de pescoço e cabeça). Se ele estiver abaixo do peso, a equipe adicionará lastro ao cockpit, pois o peso do piloto é considerado no peso mínimo total do carro. 

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, and George Russell, Mercedes-AMG F1 Team, weigh in with Jo Bauer, FIA

Fernando Alonso, da Aston Martin F1 Team, e George Russell, da Mercedes-AMG F1 Team, pesam com Jo Bauer, da FIA

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Em 2025, esse peso mínimo combinado está definido em 800 kg. No entanto, há mudanças no horizonte: para a temporada de 2026, o peso mínimo do carro cairá para 768 kg. 

Cada grama conta quando as corridas podem ser vencidas por um décimo de segundo, e as equipes também precisam levar em consideração a possível perda de peso durante a corrida. Em condições extremas, como o calor escaldante do GP do Catar, os pilotos podem perder de 2 a 3 kg apenas com o suor. No entanto, a regra do peso mínimo ainda se aplica depois de cruzar a linha quadriculada. 

A pesagem pós-corrida tem uma dupla finalidade: garante a conformidade, mas também atua como um monitor de saúde, dando às equipes e aos fisioterapeutas uma ideia da quantidade de água perdida e a melhor forma de ajudar os pilotos a se recuperarem. É aí que entra o tal 'recibo' de papel.

Max Verstappen getting weighed

Max Verstappen sendo pesado

Foto de: Joseph Eid - AFP - Getty Images

Depois de sair da balança, cada piloto recebe um pequeno recibo que mostra seu peso até a casa decimal. Esse recibo serve como prova caso um piloto ou equipe queira contestar o valor ou até mesmo solicitar uma nova pesagem. 

No entanto, não há um protocolo sobre o que acontece com o recibo a partir desse momento. Na maioria das vezes, o comprovante acaba ficando com o fisioterapeuta do motorista.

Como os fisioterapeutas não estão presentes durante a pesagem propriamente dita, esse recibo se torna um ponto de dados fundamental para a criação de um plano de recuperação pós-corrida, desde os níveis de hidratação até as necessidades nutricionais.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #331: Bortoleto, Hamilton e cia. | Com Maumau

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Ferrari planeja grande atualização para GP da Emilia-Romanha; confira detalhes
Próximo artigo F1: Ex-Red Bull revela tensão entre Lawrence Stroll e Newey na Aston Martin

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros