Red Bull faz dobradinha com vitória de Pérez e liderança de Verstappen; Alonso conquista 100º pódio
Mexicano perdeu liderança por algumas voltas apenas e depois reassumiu o controle da prova; espanhol consegue segunda aparição consecutiva no top 3 em 2 GPs
O GP da Arábia Saudita, menos movimentado do que vimos em 2022, viu Sergio Pérez vencer a segunda corrida da Fórmula 1 2023 com Max Verstappen em uma bela corrida de recuperação completando a dobradinha para a Red Bull, e Fernando Alonso conquistando seu 100º pódio.
Completaram os dez primeiros colocados: George Russell, Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Pierre Gasly e Kevin Magnussen.
Logo na largada, Fernando Alonso deu o bote de forma rápida e assumiu a ponta após Sergio Pérez 'cochilar' quando as luzes vermelhas se apagaram. Ainda na primeira volta, Lance Stroll conseguiu superar Carlos Sainz e se defendeu da tentativa de retorno do espanhol, ficando com o 4º lugar. Na turma do fundo, Oscar Piastri tocou com Esteban Ocon e teve a asa dianteira danificada.
Antes mesmo de completar três voltas, o espanhol da Aston Martin foi informado da penalização de 5s por ter parado o carro de forma incorreta durante o procedimento de largada. E uma volta depois, o mexicano da Red Bull reassumiu a liderança.
Com oito voltas completada, Max Verstappen, que largou em P15, já estava dentro da zona de pontuação. Pouco depois de 10 voltas feitas, os pilotos começaram a ir para os boxes fazer a primeira troca com Sainz, Leclerc e Stroll - que brigavam por pódio - sendo os primeiros da turma da frente a parar.
Na volta 18, o safety car entrou em cena por conta de Stroll. Pelo rádio, o engenheiro pediu para que ele parasse o carro de forma imediata. Com isso, o canadense abandonou a corrida. A parada fez com que Pérez, Verstappen e Alonso fossem aos boxes.
Na relargada, Verstappen conseguiu se aproximar de vez de George Russell entrando de vez na briga pelo pódio. Uma volta depois da saída do carro de segurança, o holandês ultrapassou o piloto da Mercedes sem dificuldade alguma, fazendo o mesmo com Alonso pouquíssimo tempo depois.
Com pouco mais da metade da prova, Alexander Albon foi até o rádio para dizer que tinha um problema nos freios. O tailandês foi superado por todos e seguiu lentamente para os boxes para abandonar a corrida - enquanto na pista, Hamilton armava o bote para cima do companheiro de equipe, Russell.
Restavam 15 voltas quando Verstappen acusou um problema no semieixo, a mesma peça que o tirou da classificação antes da hora no sábado. Nas cinco voltas finais, as brigas no fim do grid puxaram o foco para si. Norris e Piastri disputavam entre eles a 16ª colocação, enquanto Tsunoda e Magnussen disputavam ferrenhamente a décima posição e o pontinho que ela rende.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Pits | Abandono | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Red Bull | 50 | 1:21'14.894 | 227.783 | 1 | 25 | |||
2 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Red Bull | 50 | 1:21'20.249 | 5.355 | 5.355 | 227.533 | 1 | 19 | |
3 | 14 | Fernando Alonso | Aston Martin | Mercedes | 50 | 1 | 15 | |||||
4 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 50 | 1 | 12 | |||||
5 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 50 | 1:21'45.959 | 31.065 | 0.337 | 226.341 | 1 | 10 | |
6 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 50 | 1:21'50.770 | 35.876 | 4.811 | 226.119 | 1 | 8 | |
7 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 50 | 1:21'58.056 | 43.162 | 7.286 | 225.784 | 1 | 6 | |
8 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 50 | 1:22'07.726 | 52.832 | 9.670 | 225.341 | 1 | 4 | |
9 | 10 | Pierre Gasly | Alpine | Renault | 50 | 1:22'09.641 | 54.747 | 1.915 | 225.253 | 1 | 2 | |
10 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 50 | 1:22'19.720 | 1'04.826 | 10.079 | 224.794 | 1 | 1 | |
11 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Red Bull | 50 | 1:22'22.388 | 1'07.494 | 2.668 | 224.672 | 1 | ||
12 | 27 | Nico Hulkenberg | Haas | Ferrari | 50 | 1:22'25.482 | 1'10.588 | 3.094 | 224.532 | 1 | ||
13 | 24 | Guan Yu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 50 | 1:22'30.954 | 1'16.060 | 5.472 | 224.284 | 2 | ||
14 | 21 | Nyck de Vries | AlphaTauri | Red Bull | 50 | 1:22'32.372 | 1'17.478 | 1.418 | 224.219 | 1 | ||
15 | 81 | Oscar Piastri | McLaren | Mercedes | 50 | 1:22'39.915 | 1'25.021 | 7.543 | 223.878 | 1 | ||
16 | 2 | Logan Sargeant | Williams | Mercedes | 50 | 1:22'41.187 | 1'26.293 | 1.272 | 223.821 | 1 | ||
17 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 50 | 1:22'41.339 | 1'26.445 | 0.152 | 223.814 | 2 | ||
18 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 49 | 1:21'44.478 | 1 Lap | 1 Lap | 221.877 | 3 | ||
23 | Alexander Albon | Williams | Mercedes | 27 | 47'05.946 | 23 Laps | 22 Laps | 212.039 | 2 | Freios | ||
18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 16 | 25'57.184 | 34 Laps | 11 Laps | 227.797 | 1 | Abandono |
Podcast #221 - Crise na Mercedes pode significar fim da linha para Hamilton?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.