F1: Piastri lidera único treino livre do GP do Catar; Bortoleto tem 16º melhor tempo
Lando Norris e Fernando Alonso completaram o top 3 da sessão em Losail
Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images
Oscar Piastri, da McLaren, foi o mais rápido do primeiro e único treino livre do GP do Catar de Fórmula 1, cravando volta rápida de 1min20s924. Lando Norris e Fernando Alonso completaram o top 3 da sessão, enquanto Gabriel Bortoleto fez o 16º melhor tempo.
Como foi o TL1?
Nos primeiros cinco minutos de sessão, George Russell liderou a tabela de tempos, cravando, 1min24s790. No entanto, Carlos Sainz e, depois, Nico Hulkenberg, assumiram a ponta da sessão.
Mesmo com os mesmo pneus duros, Max Verstappen fez a volta rápida, com 1min23s343, o primeiro a alcançar a marca de 1min23s, seguidos por Sainz, Lawson, Piastri e Hadjar.
Com 12 minutos de treino livre, Piastri assumiu a ponta, mas Russell retomou a liderança, cravando 1min22s962, o primeiro a alcançar 1min22s. Poucos minutos depois, Verstappen perdeu a traseira do carro e saiu da pista, mas conseguiu segurar o carro e voltar para o traçado.
Os pilotos continuaram a diminuir os tempos ainda mais, mesmo de pneus duros, mas o britânico da Mercedes retomou a ponta com 1min22s165.
Com 24 minutos de sessão, Norris perdeu o tempo de frenagem na Curva 6 e saiu da pista, passando pela área de escape sem grandes problemas. Enquanto isso, Bortoleto seguia com o 14º melhor tempo da prova.
Depois de ficarem alguns minutos nos boxes, os pilotos começaram a fazer as simulações de corridas, faltando 23 minutos para o fim.
Nos 11 minutos finais de provas, os pilotos voltaram para pista com pneus macios, em simulação de classificação. O primeiro a assumir a liderança após a troca foi Hadjar, mas Alonso tomou a ponta, com 1min21s562, seguido pela dupla da Williams.
Com menos de sete minutos para o fim, Norris fez uma boa volta e foi para primeiro na tabela de tempos, com 1min20s982 e Piastri assumiu a segunda posição, três décimos atrás do companheiro de equipe. Pouco depois, uma breve bandeira amarela foi acionada, por uma escapada de Sainz.
Com quatro minutos para o fim, Piastri superou o rival pelo título e assumiu a ponta, com 1min20s924. Outro ponto de destaque era quanto os pilotos estavam escapando da pista e passando com uma das rodas na caixa de brita. Bortoleto ficou com o 16º melhor tempo.
TL1
| Cla | Piloto | # | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Intervalo | Pneus | km/h | |||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | |
81 | |
McLaren | Mercedes | 29 |
1'20.924 |
S | 241.070 | |||
| 2 | |
4 | |
McLaren | Mercedes | 28 |
+0.058 1'20.982 |
0.058 | S | 240.897 | ||
| 3 | |
14 | |
Aston Martin | Mercedes | 26 |
+0.386 1'21.310 |
0.328 | S | 239.926 | ||
| 4 | |
55 | |
Williams | Mercedes | 20 |
+0.480 1'21.404 |
0.094 | S | 239.649 | ||
| 5 | |
6 | |
RB | Honda | 30 |
+0.579 1'21.503 |
0.099 | S | 239.358 | ||
| 6 | |
1 | |
Red Bull | Red Bull | 27 |
+0.580 1'21.504 |
0.001 | S | 239.355 | ||
| 7 | |
23 | |
Williams | Mercedes | 29 |
+0.685 1'21.609 |
0.105 | S | 239.047 | ||
| 8 | |
16 | |
Ferrari | Ferrari | 31 |
+0.744 1'21.668 |
0.059 | S | 238.874 | ||
| 9 | |
18 | |
Aston Martin | Mercedes | 26 |
+0.745 1'21.669 |
0.001 | S | 238.871 | ||
| 10 | |
12 | |
Mercedes | Mercedes | 32 |
+0.774 1'21.698 |
0.029 | S | 238.786 | ||
| 11 | |
27 | |
Sauber | Ferrari | 23 |
+0.859 1'21.783 |
0.085 | S | 238.538 | ||
| 12 | |
44 | |
Ferrari | Ferrari | 28 |
+0.870 1'21.794 |
0.011 | S | 238.506 | ||
| 13 | |
22 | |
Red Bull | Red Bull | 28 |
+0.872 1'21.796 |
0.002 | S | 238.500 | ||
| 14 | |
63 | |
Mercedes | Mercedes | 33 |
+0.900 1'21.824 |
0.028 | S | 238.419 | ||
| 15 | |
87 | |
Haas | Ferrari | 26 |
+1.002 1'21.926 |
0.102 | S | 238.122 | ||
| 16 | |
5 | |
Sauber | Ferrari | 29 |
+1.002 1'21.926 |
0.000 | S | 238.122 | ||
| 17 | |
31 | |
Haas | Ferrari | 30 |
+1.172 1'22.096 |
0.170 | S | 237.629 | ||
| 18 | |
10 | |
Alpine | Renault | 25 |
+1.500 1'22.424 |
0.328 | S | 236.683 | ||
| 19 | |
30 | |
RB | Honda | 30 |
+1.638 1'22.562 |
0.138 | S | 236.287 | ||
| 20 | |
43 | |
Alpine | Renault | 26 |
+2.605 1'23.529 |
0.967 | H | 233.552 | ||
| Ver resultados completos | ||||||||||||
Bortoleto CRITICADO por Gasly, Max JOGA REAL, McLaren SEM AJUDA a Norris e Hamilton MUDA DISCURSO
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.