F1: Por que Norris teve volta deletada e 'reconsiderada' no quali para a sprint da China
Chefe da McLaren, Andrea Stella estima que Lando ainda perdeu tempo por causa do incidente que gerou a polêmica em Xangai; entenda mais no Motorsport.com
Piloto britânico da McLaren, Lando Norris ficou com a pole position para a corrida sprint do GP da China de Fórmula 1, tendo conquistado a posição de honra no grid para a prova curta em Xangai após ter sua volta deletada e posteriormente reconsiderada na tomada de tempos desta sexta-feira.
Norris larga à frente do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, depois de um quali encerrado de forma caótica em Xangai, que recebeu forte chuva especialmente no Q3 da classificação para a sprint da China. Assim, vários pilotos 'escaparam' no traçado chinês, inclusive Norris.
Lando conquistou a pole, mas não sem antes ter sua volta deletada por um breve momento. Logo antes de começar a volta que lhe daria a pole, ele saiu da pista na complicada curva à esquerda final de Xangai, cruzando a linha branca com os quatro pneus.
Watch: Veja por que F1 mudou de ideia em relação à volta de Norris que inicialmente foi deletada
Como praxe, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) exclui a volta em que os pilotos saem da pista na última curva. Além disso, o sistema também exclui a volta seguinte para evitar que os pilotos ganhem vantagem por não respeitarem a última curva.
Embora essa seja uma prática padrão em muitos circuitos, o controle de corrida logo percebeu que Lando não havia obtido nenhuma vantagem nesse caso. Chefe da equipe inglesa, Andrea Stella estimou que Norris havia perdido pelo menos três décimos ao sair da pista, comprometendo sua aceleração.
O controle de corrida, então, restabeleceu manualmente a volta do ás da McLaren, de modo que ele ficou com a pole. Porém, se ele tivesse obtido vantagem ao sair da pista, ou se as notas do evento tivessem explicitamente definido que o tempo da volta seria excluído de qualquer modo, a volta seria invalidada.
Mas a área de escape de cascalho de Xangai na saída da última curva à esquerda torna quase impossível sair da pista e obter uma vantagem. "A volta seguinte é a volta da pole e essa volta está completamente limpa. Portanto, não há problema algum", argumentou Stella.
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
"A volta foi restabelecida pela própria FIA. E, definitivamente, quando você sai nessa curva, você parte [para a próxima volta] em uma velocidade muito menor. Efetivamente, Lando perdeu quase três décimos porque ele saiu na curva anterior."
Stella também explicou que a caixa de câmbio do companheiro de Norris, o australiano Oscar Piastri, entrou em ponto morto na última volta devido ao excesso de rotação das rodas, o que impediu o jovem de se classificar melhor. Ele parte do oitavo posto no grid para a sprint.
"Parabéns ao Lando, em particular, porque nessas condições o trabalho do piloto tinha que ser feito. E ele conseguiu. Infelizmente, Oscar teve um problema ao sair do grampo. Por causa do giro das rodas, sua caixa de câmbio entrou em ponto morto e ele perdeu muito tempo", detalhou Andrea.
"Caso contrário, poderíamos ter tido os dois pilotos no topo do grid para o sprint, mas, no geral, foi uma boa sessão para nós. Estamos felizes", completou o dirigente italiano que comanda o time britânico de Woking.
F1 DELETA volta, MUDA DE IDEIA e Norris é POLE da SPRINT chinesa! Hamilton 2º, Alonso 3º e Max 4º... Veja DEBATE sobre o quali desta 6ª-feira
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
F1 deleta volta, muda de ideia e Norris é pole da sprint chinesa! Hamilton 2º, Alonso 3º e Verstappen 4º
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Motorsport Business #12 – Gabriel Hackme, da PRIO, e Nicolas Costa: a relação piloto e patrocinador
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.