Recomendado para você

VÍDEO F1: Sainz se esquiva de pergunta sobre polêmica da Ferrari com meme do Kermit

VÍDEO F1: Sainz se esquiva de pergunta sobre polêmica da Ferrari com meme do Kermit

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
VÍDEO F1: Sainz se esquiva de pergunta sobre polêmica da Ferrari com meme do Kermit
F1 - Wolff: "Hamilton é um pouco como um peixe fora d'água" na Ferrari

F1 - Wolff: "Hamilton é um pouco como um peixe fora d'água" na Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Wolff: "Hamilton é um pouco como um peixe fora d'água" na Ferrari
Porsche Cup: Pisani / Guerra lideram o TL2 da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Pisani / Guerra lideram o TL2 da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Pisani / Guerra lideram o TL2 da Carrera Cup em Interlagos
F1: McLaren define objetivo ousado para Las Vegas

F1: McLaren define objetivo ousado para Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: McLaren define objetivo ousado para Las Vegas
Edu Guedes fala sobre retorno às pistas na Porsche Cup após diagnóstico de câncer no pâncreas

Edu Guedes fala sobre retorno às pistas na Porsche Cup após diagnóstico de câncer no pâncreas

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Edu Guedes fala sobre retorno às pistas na Porsche Cup após diagnóstico de câncer no pâncreas
F1: Por que os bueiros são um grande problema em Las Vegas?

F1: Por que os bueiros são um grande problema em Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que os bueiros são um grande problema em Las Vegas?
F1 - Norris confiante para o GP de Las Vegas: "Carro está melhor do que no ano passado"

F1 - Norris confiante para o GP de Las Vegas: "Carro está melhor do que no ano passado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Norris confiante para o GP de Las Vegas: "Carro está melhor do que no ano passado"
Porsche Cup: Gaidzinski / Maurício lideram TL1 da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup: Gaidzinski / Maurício lideram TL1 da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Gaidzinski / Maurício lideram TL1 da Sprint Challenge em Interlagos

F1: Por que os bueiros são um grande problema em Las Vegas?

Desde sua estreia em 2023, o circuito de rua no deserto de Nevada enfrenta pausas por conta da peça se soltando

Não é a primeira e não deve ser a última vez que uma sessão de Fórmula 1 em Las Vegas será interrompida por conta de uma tampa de bueiro. Mas você sabe por que isso acontece? O Motorsport.com te explica o fenômeno.

Leia também:

Bem, a corrida noturna no traçado norte-americano não é a única etapa de rua, porém, há peculiaridades neste fim de semana, que não têm em outras. Por exemplo, Las Vegas é a única corrida de rua que acontece durante a noite e no deserto, com um clima extremamente frio.

Mônaco, Baku e Singapura são as outras corridas de rua no calendário da F1, mas nenhuma delas acontece com temperaturas tão baixas quanto Las Vegas. Esse é um fator importante: o frio pode fazer com que as moléculas do metal se contraiam, assim como o asfalto, criando microfolgas que fazem as tampas ficarem mais instáveis.

Além disso, o asfalto de ruas comuns não é construído para suportar carros de F1, e sim veículos de passeio. Em 2023, na estreia da etapa, o recapeamento foi feito muito perto da corrida, sem tempo suficiente para o asfalto assentar corretamente. Desde então, Vegas convive com problemas recorrentes nas tampas durante os fins de semana da categoria, o que mostra que a base estrutural começou fraca e nunca foi totalmente corrigida.

Mônaco é o oposto: a cidade já conhece os pontos críticos do traçado e reforça as tampas todos os anos com inspeção, solda e fixações reforçadas. Vegas ainda está aprendendo onde estão suas próprias fragilidades.

Efeito solo e a 'sucção'

Las Vegas tem longas retas, e isso amplifica o efeito solo dos carros, por conta das altas velocidades. O assoalho cria uma zona de baixa pressão que 'gruda' o carro no chão, mas gera outra consequência: sucção para cima em qualquer tampa que não esteja completamente travada. Quanto mais alta a velocidade, maior essa força.

Se a moldura de concreto ao redor da tampa tiver qualquer folga, a combinação da sucção + impacto do carro passando (a vibração que os monopostos causam) é o suficiente para causar pequenos deslocamentos.

Las Vegas é uma cidade que nunca para, assim, qualquer tipo de obra pensando em receber a F1 acaba afetando muito o trânsito. Inclusive, há muitas reclamações de que, mesmo o traçado sendo montado com pouco tempo de antecedência, o dia a dia da cidade já fica caótico.

A solução seria repensar o projeto, assim como aconteceu em Mônaco e reforçar as travas. Em 2024, não houve nenhum registro de problemas no traçado em Nevada, diferente de 2023, quando a Ferrari de Carlos Sainz foi seriamente danificada.

Em 2025, o TL2 foi parado, com algumas bandeiras vermelhas, para que a equipe pudesse checar a integridade dessas travas e garantir a segurança dos pilotos.

DERRETIMENTO de PIASTRI, BORTOLETO no Brasil, BRIGA de novatos e nova REALIDADE da INDY! CAIO COLLET

Ouça versão áudio do Podcast:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Norris confiante para o GP de Las Vegas: "Carro está melhor do que no ano passado"
Próximo artigo F1: McLaren define objetivo ousado para Las Vegas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros