F1 - Ralf Schumacher: GP de São Paulo define chances de título de Verstappen em 2025
O ex-piloto de F1 acredita que já no Brasil será decidido se o piloto da Red Bull ainda tem chance no campeonato mundial
Foto de: Rudy Carezzevoli / Getty Images
Ainda restam quatro corridas na temporada Fórmula 1 de 2025, mas o GP do São Paulo já pode definir a primeira decisão importante – especialmente em relação às chances de título de Max Verstappen, afirmou Ralf Schumacher.
"O próximo fim de semana é crucial", pondera o ex-piloto de Fórmula 1 em entrevista à Sky Alemanha. "Ele precisa se aproximar agora e talvez também precise de um pouco de ajuda"
Atualmente, Verstappen está 36 pontos atrás do líder do campeonato, Lando Norris, que com sua vitória no México assumiu a liderança da tabela pela primeira vez em meses.
Essa reviravolta poucos esperavam na metade da temporada. Depois que o britânico abandonou em Zandvoort e sua desvantagem para o companheiro de equipe Oscar Piastri já havia chegado a 34 pontos, sua chance de título parecia estar desaparecendo.
"Pensávamos: questões mentais, ele não foi sempre constante, além do abandono – parecia que Piastri estava se distanciando", admitiu Schumacher. Mas a temporada de F1 é longa, e o comentarista sabe disso: "Com tantas corridas, ainda pode acontecer muita coisa".
Portanto, Verstappen não está descartado. "O Red Bull não estava em sua melhor forma no México, mas no segundo stint com pneus mais macios, Verstappen esteve incrivelmente forte". Sua previsão é otimista: "Na minha opinião, ele pode vencer no Brasil".
Uma vitória em São Paulo manteria vivas as chances de Verstappen na luta pelo título. No entanto, se ele terminar novamente atrás dos dois pilotos da McLaren, seu sonho de campeonato pode acabar abruptamente já neste fim de semana.
Isso porque as próximas pistas não prometem ser mais fáceis. "O Red Bull geralmente tem mais dificuldade em circuitos de rua, onde o asfalto é irregular ou as noites são frescas", explica Schumacher. "Em Las Vegas, as noites serão frias, o que significa: a aderência mecânica, o [carro da] Red Bull não tem tanta".
"No entanto, em Singapura funcionou muito bem – estava quente, diferente do México. Portanto, Las Vegas será um desafio". No ano passado, Verstappen terminou apenas em quinto lá, mas ainda à frente dos dois pilotos da McLaren, que ficaram em sexto e sétimo.
"Nas outras pistas, vejo a Red Bull pelo menos no mesmo nível, se não mais forte", prevê Schumacher para a reta final da temporada. "O que será decisivo é se Verstappen manterá seu estilo sem erros – ou se cometerá algum erro, algo que quase nunca aconteceu até agora".
No próximo fim de semana no Brasil, o holandês terá uma oportunidade crucial: com uma vitória na sprint e na corrida principal, ele poderia somar 33 pontos, assim como já fez em Austin. Sobre isso, Schumacher é claro: "Depois do Brasil, vai se decidir se ele ainda tem chance".
DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Liderança da MOTO2, ida à MOTOGP, Márquez x Rossi, GP do BRASIL e + | MotoE
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.