F1: Red Bull diz que design do RB20 foi "a última cartada"

Equipe explicou que grandes mudanças no carro abrem opções para regulamento de 2026

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

A atual equipe campeã mundial da Fórmula 1 surpreendeu os rivais este ano quando, em vez de buscar uma simples evolução do dominante RB19 2023, empreendeu uma revisão agressiva. Esse trabalho parece ter valido a pena, pois Max Verstappen e Sergio Pérez fizeram dobradinhas nas duas primeiras corridas da temporada.

Falando sobre a motivação para a mudança, o engenheiro-chefe da Red Bull, Paul Monaghan, disse que a mudança visa garantir que haja espaço para continuar a desbloquear o desempenho durante o restante dos ciclos de regras antes da redefinição que ocorrerá em 2026.

Leia também:

“Se decidirmos fazer algumas mudanças maiores no carro, isso abrirá mais opções para nós”, disse ele. “Essa é parte da nossa razão para dizer ‘vamos em frente e mudar isso mais completamente’. É provavelmente a última grande cartada, porque em 2025 você terá que olhar para o carro de 2026.”, revelou.

Com as equipes precisando avançar o mais cedo possível nas regras de 2026, Monaghan diz que serão tomadas decisões em breve sobre como dividir os recursos no próximo ano.

"Você verá muito cedo em termos de pesquisa aerodinâmica se estivermos atingindo alguns limites”, disse ele. “Nesse ponto você tem que dizer 'ok, podemos olhar para isso de forma diferente e o que precisamos mudar?'"

Sergio Perez, Red Bull Racing RB20

Sergio Perez, Red Bull Racing RB20

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

“Precisamos mudar algo novamente para o próximo ano que liberaria algo que se mostre promissor, mas não podemos usar o carro deste ano? Você começará a ver isso provavelmente agora."

“É apenas se você diz que uma mudança maior para o próximo ano é viável, realista, financeiramente viável e se temos os recursos para fazê-lo? Isso nós descobriremos."

Monaghan disse que a análise inicial do RB20 indicou que ainda há muito espaço para melhorá-lo, o que tornará o desafio de seus rivais alcançá-lo muito mais difícil.

"No momento, os ganhos ainda existem. Em termos de magnitude, neste momento podemos encontrar ganhos semelhantes aos do ano passado. Suspeito que no final do ano poderá diminuir um pouco, mas temos algumas pessoas brilhantemente criativas e, se o encontrarem, aceitaremos. É simples assim."

Mas, embora o RB20 pareça visualmente muito diferente de seu antecessor, especialmente com seus sidepods e ranhuras na tampa do motor, Monaghan diz que não é um passo tão radical como alguns sugeriram.

"A magnitude da evolução, se você observar visualmente, não é necessariamente indicativa do que alcançamos em termos de tempo de volta".

"Não é bom ter um carro que se comporta bem em um aspecto da pista e não em outros. Na minha opinião, tivemos um carro muito bom no ano passado e desviar-nos muito disso para correr riscos maiores parece uma escolha imprudente."

"Uma evolução do que tivemos no ano passado, se investirmos o suficiente para nos mantermos mais rápidos que a oposição, então é a coisa certa a fazer.", encerrou.

Quem MAIS ENTENDE do carro da RBR? Em meio a RUMORES, Rico Penteado DETALHA como funciona a equipe

Confira o episódio de estreia do PÓDIO CAST, o novo videocast sobre motociclismo!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #273 - Quem está fazendo 'hora-extra' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Compra total da Sauber pela Audi dá injeção de ânimo na equipe
Próximo artigo F1: Entenda mudança no contrato de Verstappen que abriu a porta para uma possível saída da Red Bull

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil