F1: Red Bull e McLaren admitem conversas sobre acordo de fornecimento de motores
Christian Horner e Zak Braown disseram que tiveram conversas “exploratórias” durante visita de dirigente de equipe britânica à sede da fábrica da Red Bull
Christian Horner confirmou relatos de que o CEO da McLaren, Zak Brown, visitou recentemente a sede da Red Bull Powertrains para a um possível acordo de fornecimento a partir de 2026.
Inicialmente assinado com um contrato de três anos, a McLaren é cliente de motores da Mercedes desde 2021. Isso se seguiu ao turbulento divórcio da Honda e à parceria de três anos com a Renault.
Mas, antes dos novos regulamentos de motores de 2026, que abandonarão o caro MGU-H e aumentarão a assistência elétrica para 50%, Brown visitou o local da Red Bull Powertrains em Milton Keynes para conversas iniciais para sondar uma possível parceria.
Tanto a Red Bull quanto a McLaren disseram que esse tipo de encontro era normal, mas a viagem de Brown no início deste mês segue especulações de que sua equipe de Woking também estava avaliando uma possível parceria com a Honda, caso a empresa japonesa se comprometesse a retornar à Fórmula 1.
Pedindo para confirmar os relatos da visita de Brown, Horner disse: “Achei que ele vinha almoçar!
“Como fabricante de powertrain para 2026, é inevitável que haja discussões sobre o potencial fornecimento.
“É natural que falemos com clientes em potencial.”
O novo chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, reiterou o compromisso inicial com a Mercedes antes de dizer que as negociações exploratórias não devem ser uma surpresa.
Stella disse: “Temos uma parceria sólida com a HPP.
“Ao mesmo tempo, é óbvio que, olhando para frente, você quer entender o que está disponível.
“Isso é natural. Não deve ser uma grande surpresa.
Andrea Stella, Team Principal, McLaren, in a Press Conference
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Falando no lançamento do MCL60 no McLaren Technology Center no mês passado, Brown acrescentou que ele e Stella estavam revisando o acordo de fornecimento de motores para a equipe.
Ele disse: “Estamos muito felizes com a Mercedes.
“Temos algum tempo para decidir o que queremos fazer em 2026… É algo que Andrea e eu estamos revisando lentamente.
“Não estamos com muita pressa e estamos muito felizes com a Mercedes.
“Então, veremos como as coisas se desenrolam no próximo ano antes de precisarmos tomar uma decisão.”
Horner: “sem dinheiro” para fornecer para mais equipes
Horner acrescentou que a Red Bull Powertrains - que ganhou investimentos substanciais graças a uma parceria com a Ford - teria dificuldades para obter lucro apenas aprimorando sua cadeia de suprimentos.
Discutindo um potencial de expansão além de seu atual acordo com o cliente com a AlphaTauri, Horner disse: “Obviamente, estamos abaixo dos limites orçamentários.
“Isso ajuda a conter e controlar os custos. Os custos de abastecimento são ditados.
“Pelo que vemos agora, não há dinheiro abastecendo as equipes dos clientes. Não é um negócio lucrativo.”
Apesar da falta de benefício financeiro, os fabricantes de motores ganham ao fornecer para outras equipes ao acessar um conjunto maior de dados.
Drive to Survive: saiba quais são os pontos positivos e negativos da nova temporada
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #219 - Ferrari renovada, Mercedes melhor e Red Bull bem? Que F1 teremos em 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.