F1: Red Bull revela quantos quilos extra tinha RB18 e impacto causado pelo 'sobrepeso'

Helmut Marko, consultor da equipe de Milton Keynes ainda explicou por que Verstappen se deu melhor com a versão 'magra' do carro em relação a Pérez

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

O RB18 entrará para história como um dos carros de Fórmula 1 mais vitoriosos de todos os tempos, já que a Red Bull conseguiu ganhar 17 dos 22 GPs disputados neste ano. No entanto, a confiabilidade e o sobrepeso do carro complicaram o início da temporada para a equipe de Milton Keynes. Agora que que o ano esportivo acabou, Helmut Marko revelou alguns números pela primeira vez.

Leia também:

"Começamos a temporada com bastante sobrepeso. Bom, não o próprio Max, claro, mas o carro sim", sorriu Marko ao bicampeão mundial que estava ao seu lado em uma entrevista à Servus TV da Áustria.

"O que você precisa saber: dez quilos extra representam perder três décimos por volta. Nosso carro pesava quase vinte quilos a mais. Internamente sabíamos que tínhamos uma reserva incrível atrás, que havia muito para melhorar", explicou.

A vantagem dentro deste problema era que a Red Bull tinha uma direção de desenvolvimento muito clara. "Se você testa algo no túnel de vento, você realmente está testando e não nenhuma garantia de algo vai funcionar, mas sabíamos que poderíamos ganhar cinco décimos se reduzíssemos o peso."

Verstappen aproveitou mais que Pérez a perda de peso 

A perda de peso funcionou gradativamente e teve um bom efeito secundário para Max Verstappen em relação a Sergio Pérez.

"A medida em que o carro foi ficando mais rápido, foi se adaptando melhor ao estilo de pilotagem de Max. Ele quer uma frente afiada e um pouco de sobreviragem. Poucos pilotos podem pilotar com isso, mas para Max é ideal. Sabíamos: sim, dermos a ele uma bom carro em termos de dirigibilidade, ele poderá superar a concorrência. Isso também explica porque as corridas mais fortes vieram de Max (e não de Pérez). Sergio, claro, teve duas vitórias, mas como o carro parecia diferente, a combinação carro-piloto (com Verstappen) ficou enormemente forte. Com a estratégia, acho que também nos saímos bem em quase todas as corridas. Depois da Austrália, nós também não tivemos nenhuma falha técnica, então tudo correu bem."

astidores da possível 'volta' da Honda à F1, como montadora ou equipe própria

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate os pilotos destacados da F1 2022; ouça já!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Red Bull: Horner relembra 'treta' com Ron Dennis e McLaren por Newey
Próximo artigo F1: Rosberg aponta fator crucial que determinou sua aposentadoria

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil