F1: Risco de chuva diminui preocupações da FIA sobre incêndios no gramado do GP do Japão
Apesar de medidas preventivas, outras queimadas ocorreram durante o sábado, elevando o número de interrupções para cinco

Chuvas prolongadas foram previstas para Suzuka durante a noite de sábado e no domingo, com a expectativa de que a precipitação interrompa os incêndios na grama do GP do Japão de Fórmula 1, o que pode aliviar as tensões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para a corrida.
Cinco incidentes separados de queimadas atrasaram a ação na pista durante o fim de semana até agora, com duas bandeiras vermelhas no TL2 duas no TL3 e outra durante o Q2 dos treinos classificatórios, enquanto a FIA e os organizadores da corrida tentavam encontrar uma solução.
As investigações sobre a causa dos incidentes estão em andamento, sendo que a explicação mais plausível é que faíscas saíram dos blocos de derrapagem de titânio dos carros e caíram na grama seca, e os ventos fortes também contribuíram para isso.
Depois de cortar algumas seções da grama o mais curto possível e regar outras áreas na noite de sexta-feira, a FIA esperava erradicar quaisquer outros casos.
"Enquanto continuamos a investigar os incêndios que ocorreram durante o TL2, nosso foco antes de amanhã será a tomada de medidas preventivas", dizia um comunicado divulgado na sexta-feira pelo órgão regulador.
"A grama foi cortada o mais curto possível, e a grama solta e seca foi removida das áreas afetadas".
"Antes das sessões de amanhã, a grama será umedecida e equipes de resposta específicas estarão posicionadas ao redor da pista".

Um bombeiro pulveriza a grama ao lado da pista para umedecê-la após incêndios durante o treino final
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
No entanto, com as condições climáticas semelhantes às do sábado, a grama continuou a pegar fogo e levou a mais atrasos na corrida.
Agora, parece que os organizadores estarão olhando para o céu em busca de uma solução, com previsão de chuva constante durante a noite de sábado e, possivelmente, durante o domingo.
Se a chuva for abundante, é muito menos provável que o problema volte, e a FIA também estaria pronta para regar as áreas de perigo novamente.
Alguns relatórios afirmaram que uma medida drástica poderia ser a queima deliberada da grama para evitar o problema, mas o Motorsport.com entende que essa não é uma opção em pauta.
Max Verstappen conquistou a pole position para a corrida de domingo e, quando perguntado pelo Motorsport.com sobre os incêndios, ele também sugeriu que a 'Mãe Natureza' poderia ajudar.
"Vai chover durante a noite", disse ele. "Isso ajudará a molhar um pouco o solo, acho que a grama está muito seca e as faíscas que saem do carro podem incendiar a grama com um pouco de vento".
MAX BATE NORRIS E PIASTRI e é POLE! Bortoleto 17º, Hamilton só 8º, Lawson supera Yuki | SAINZ PUNIDO
Watch: F1 AO VIVO: Tudo do QUALI do GP do JAPÃO, com BORTOLETO EM AÇÃO em Suzuka | Q4
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #328 - É a pior crise de pilotos da história da Red Bull? Victor Ludgero
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.