F1: Sainz 'pede' que Ferrari se conforme caso fique sem pódio pelo resto da temporada

Espanhol alega que com grid cada vez mais apertado, a escuderia italiana deve se preocupar em dar o melhor em cada fim de semana

Carlos Sainz, Ferrari

Carlos Sainz, Ferrari

Ferrari

Carlos Sainz considera que a Ferrari deve aceitar que é melhor terminar fora do pódio na temporada 2023 da Fórmula 1 se isso significar que a equipe conseguiu aproveitar ao máximo o pacote feito para SF-23.

Leia também:

Tendo estado na disputa pelo campeonato durante a primeira metade da temporada passada, a sorte da Ferrari em 2023 não tem sido tão boa e a equipe conseguiu apenas três pódios nesta temporada.

Todos os três foram cortesia de Charles Leclerc, pois Sainz não conseguiu ficar entre os três primeiros colocados nesta temporada, já que o inconsistente carro SF-23 vem andando 'na corda bamba'.

A batalha contínua com a Mercedes, aliada à maior competitividade da Aston Martin e agora da McLaren, ofereceu à Ferrari uma competição acirrada, com apenas alguns décimos entre cada equipe. Isso provou ser a diferença entre os resultados dos três primeiros colocados e os resultados entre os pontos mais baixos.

Sainz avalia que a proximidade dessas batalhas significa que a Ferrari deveria celebrar o meio-termo com mais frequência. Nesse sentido, ele acrescentou que é preciso aceitar os fins de semana em que os resultados podem não ser particularmente estelares se a equipe e os pilotos tiverem dado o máximo de si.

"Obviamente, foi um começo relativamente frustrante, quando percebemos que a Red Bull estava um passo à nossa frente e que seria difícil desafiá-la", explicou Sainz. "Acho que todos nós esperávamos que o carro fosse mais competitivo, que nós mesmos fôssemos mais competitivos, e o grid ficou muito apertado."

"Agora você está passando por esses altos e baixos enormes, em que em alguns fins de semana você pode estar lutando pelo P3 e em outros você está apenas terminando em P8, o que, em termos de desempenho, pode significar que você está 0,1s na frente ou 0,1s atrás desse grid apertado, o que não é muito."

Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Oscar Piastri, McLaren MCL60, collide at the start of the race

Carlos Sainz, Ferrari SF-23, e Oscar Piastri, McLaren MCL60, colidem no início da corrida

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

"Mas o resultado final parece muito diferente na Ferrari quando você volta com um P3 ou P8.  E agora só precisamos aceitar que essa é a luta em que estamos. Se em um fim de semana precisamos lutar pelo P5 e esse é o máximo que podemos fazer, precisamos comemorar o fato de termos feito o máximo com o que temos este ano."

Sainz diz que a equipe deve parar de pressionar a si mesma para prometer resultados que não pode entregar e desviar seu foco para a condução de suas tarefas em um fim de semana de corrida da maneira correta.

Ele diz que isso permitirá que a equipe aumente seu número de pontos no campeonato de construtores, onde atualmente está em quarto lugar, mas apenas cinco pontos atrás da Aston Martin.

"Precisamos nos concentrar mais em maximizar o potencial do carro e o desempenho da equipe nesta segunda metade da temporada", acrescentou o espanhol. "Queremos ter certeza de que maximizaremos nossos pontos de construtor, parar de esperar uma vitória ou um pódio e nos concentrar apenas em seguir os princípios e ser consistentes."

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #243 – Quem faz da F1 em 2023 um verdadeiro fiasco?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: McLaren e patrocinador são alvo de denúncia antes do GP da Holanda; entenda
Próximo artigo F1: Marko dá 'pista' sobre futuro de Ricciardo na AlphaTauri

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil