F1: Verstappen analisa estratégia que garantiu P3 no México e minimiza chances pelo título
Holandês teve ritmo para lutar pela segunda posição, mas um Safety Car Virtual na última volta o impediu de atacar Leclerc
Max Verstappen começou o domingo de Fórmula 1 no México acreditando que precisaria de abandonos a sua frente para conseguir chegar ao pódio, isso porque o tetracampeão largou em quinto. No entanto, ele terminou em terceiro e conseguiu diminuir a diferença para o líder, agora Lando Norris, em quatro pontos - 40 para 36.
Depois de dominar em Austin, onde conquistou as duas poles e vitórias, o holandês admitiu que tinha chances de conquistar o título de 2025 sobre os dois pilotos da McLaren. No entanto, a falta de ritmo da Red Bull na altitude da Cidade do México fez o piloto diminuir um pouco as expectativas.
"O mais importante ainda é sermos mais rápidos. Tivemos algumas corridas muito boas, mas mesmo nas vitórias, se você olhar para gestão de pneus e tudo mais, a McLaren ainda está muito forte", destacou Verstappen.
"E, claro, em fins de semana em que eles têm mais ritmo no geral, não há muito o que fazer".
De fato, assim que Norris encaixou o carro na configuração perfeita, não houve muita chance para a concorrência. Oscar Piastri, por outro lado, não teve um fim de semana tão fácil, mas a McLaren segue destacando que isso é apenas uma questão de adaptação do australiano à pista mais escorregadia.
Para Verstappen, o primeiro stint da corrida foi o mais difícil, principalmente pela espalhada na largada, quando ele passou pela grama. Isso fez com que o holandês desacreditasse de um possível pódio porque a Red Bull estava com "muita dificuldade de ritmo".
"Mas, olhando agora, acho que os pneus também não estavam bons. Assim que colocamos o composto macio, ficamos um pouco mais competitivos — não no nível do Lando, mas acho que fomos o segundo carro mais rápido, mais ou menos".
"Difícil comparar com a Mercedes, porque eles estavam sempre no meio do tráfego. Mas, pelo menos, fizemos a estratégia perfeita: começar de médios, alongar o stint e depois otimizar o final com os macios, enquanto todo mundo estava sofrendo com os médios".
Verstappen terminou a corrida do México em terceiro, mas tinha ritmo para atacar Charles Leclerc pela segunda posição. Isso não aconteceu porque Carlos Sainz acabou batendo nos estágios finais da corrida, acionando um Safety Car Virtual, que tirou qualquer chance de disputa.
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