Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

F1: Verstappen bate Piastri por 0.011 e garante pole para corrida sprint na Bélgica

Sessão teve pista úmida, atraso e uma bandeira vermelha ocasionada por Lance Stroll no SQ2

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

A sprint shootout deste sábado definiu o grid de largada para a corrida sprint deste fim de semana do GP da Bélgica de Fórmula 1. E a pole ficou com Max Verstappen em uma sessão marcada pelo traçado misto e pela bandeira vermelha ocasionada por Lance Stroll.

Oscar Piastri, apenas 0.011 atrás, Carlos Sainz, Charles Leclerc e Lando Norris completaram os cinco primeiros colocados.

Leia também:

SQ1

Com um atraso de mais de 15 minutos para o início da sessão, a classificação para sprint race começou sem chuva. A pista úmida, mas já em condições de ser utilizada, levou os pilotos para o traçado de pneus intermediários.

 

Os dois pilotos da Haas apresentaram problemas com seus carros, pois só foram para pista no final da sessão para tentar fazer a primeira volta e garantir um lugar no SQ2. Na frente, a disputa ficou dividida entre Verstappen, Pérez, Hamilton, Sainz e Leclerc.

O fim do SQ1 foi marcado pelo 'desespero' de quem estava na zona de eliminação - mas que deveria estar lá em cima, como Norris, Alonso e Gasly que precisavam de um tempo a qualquer custo. No fim, os eliminados foram Tsunoda, Bottas, Magnussen, Zhou e Hulkenberg.

SQ2

No início da segunda parte da sessão, o sol apareceu em Spa o que levou os pilotos a tomarem decisões diferentes sobre a estratégia para tentar a melhor volta, uma vez que a pista iria ficar melhor com o passar do tempo.

Norris e Ricciardo foram os primeiros a deixar o box, servindo como 'varredores' limpando ainda mais o traçado para os outros. A grande maioria, preferiu esperar quase cinco minutos após o início para deixar a garagem. 

 

Restavam quatro minutos no relógio quando as voltas foram, de fato, começadas a serem marcadas e uma bandeira amarela foi agitada. Sargeant escapou, foi para grama, mas conseguiu retornar para o traçado sem grandes problemas.

Stroll foi o primeiro a arriscar pneus slicks, mas não foi preciso nem completar uma volta completa para ele abrir o rádio e informar que foi cedo demais para usar a gama de médios. Lá na frente, Verstappen, Hamilton e Pérez já brigavam pela liderança virando tempos na casa de 1m55s.

Restando 30 segundos para o fim da sessão, Stroll perdeu totalmente a tração do carro e acertou o muro em cheio ocasionando uma bandeira vermelha. Por estar no finalzinho, a sessão não foi retomada e com isso, Ricciardo - que estava abrindo sua última volta, Albon, Sargeant, Stroll e Alonso foram eliminados.

 

 

SQ3

Na última parte da classificação, os pneus macios entraram em cena. Na primeira rodada de tentativas, Hamilton ficou com o melhor tempo. Quando Pérez abriu a última volta, encarou um trânsito terrível. A pole foi decidida na bandeirada.

Cla   Driver  Car / Engine   Time   Gap
Max Verstappen Red Bull/Honda RBPT 1'49.056  
Oscar Piastri McLaren/Mercedes 1'49.067 0.011
Carlos Sainz Ferrari 1'49.081 0.025
Charles Leclerc Ferrari 1'49.251 0.195
Lando Norris McLaren/Mercedes 1'49.389 0.333
Pierre Gasly Alpine/Renault 1'49.700 0.644
Lewis Hamilton Mercedes 1'49.900 0.844
Sergio Perez Red Bull/Honda RBPT 1'49.961 0.905
Esteban Ocon Alpine/Renault 1'50.494 1.438
10  George Russell Mercedes 1'55.742 6.686
11  Daniel Ricciardo AlphaTauri/Honda RBPT 1'57.687 8.631
12  Alexander Albon Williams/Mercedes - -
13  Logan Sargeant Williams/Mercedes - -
14  Lance Stroll Aston Martin/Mercedes - -
15  Fernando Alonso Aston Martin/Mercedes - -
16  Yuki Tsunoda AlphaTauri/Honda RBPT 2'00.568 11.512
17  Valtteri Bottas Alfa Romeo/Ferrari 2'00.951 11.895
18  Kevin Magnussen Haas/Ferrari 2'01.079 12.023
19  Zhou Guanyu Alfa Romeo/Ferrari 2'01.430 12.374
20  Nico Hulkenberg Haas/Ferrari - -

 

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 AO VIVO: Acompanhe a sprint shootout do GP da Bélgica em Tempo Real
Próximo artigo F1: A cláusula que impede Pérez de ser 'rebaixado' para a AlphaTauri

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros