Recomendado para você

F1: Falta de confiança mútua na McLaren pode levar Piastri à Aston Martin; entenda

F1: Falta de confiança mútua na McLaren pode levar Piastri à Aston Martin; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Falta de confiança mútua na McLaren pode levar Piastri à Aston Martin; entenda
F1: Verstappen explica laço "especial" com Brasil

F1: Verstappen explica laço "especial" com Brasil

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen explica laço "especial" com Brasil
F1: O 'segredo' por trás da recuperação de Norris nas classificações em 2025

F1: O 'segredo' por trás da recuperação de Norris nas classificações em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: O 'segredo' por trás da recuperação de Norris nas classificações em 2025
Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta
Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

F1: Verstappen critica sistema atual de superlicenças da FIA, que 'bloqueia' entrada de Antonelli

Holandês acredita que modelo impede a entrada de bons pilotos na categoria

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1ª posição, vencedor da corrida Sprint

O tricampeão Max Verstappen diz que não apoia o atual sistema de pontos usado pela FIA para conceder superlicenças na Fórmula 1.

Atualmente, um piloto que deseja competir em uma corrida de F1 precisa acumular um total de 40 pontos para receber uma superlicença, um sistema que foi introduzido para 2016.

Leia também:

A FIA, órgão dirigente da F1, decidiu introduzir o sistema de pontos depois que Verstappen estreou no Mundial com 17 anos e 166 dias de idade no início da temporada de 2015, vindo diretamente da Fórmula 3 Europeia para a F1.

Alguns dos outros requisitos para obter uma superlicença incluem ter pelo menos 18 anos de idade e ter completado pelo menos 80% de duas temporadas inteiras em uma categoria de monopostos.

O sistema voltou aos holofotes no ano passado, quando a FIA rejeitou o pedido da Red Bull para que o piloto da Indy, Colton Herta, recebesse uma isenção para uma superlicença. Recentemente, soube-se que foi apresentado um pedido à FIA para que Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, recebesse uma superlicença antes de completar 18 anos, em agosto.

O italiano, que atualmente corre na F2 com a Prema, tem sido associado a uma vaga na F1 ainda durante a temporada 2024 desde o início deste ano, embora o chefe da Mercedes, Toto Wolff, tenha jogado água fria nas especulações, dizendo que isso "não vai acontecer".

O tricampeão mundial Verstappen diz que se opõe ao atual sistema de pontos e acha que ele não serve ao propósito pretendido.

"Essa regra foi introduzida por minha causa, é claro", Verstappen disse à mídia holandesa. "No fim das contas, ela não impede o que foi planejado. Não se trata especificamente dele [Antonelli], mas isso pode impedir que alguns talentos entrem na F1 rapidamente, porque eles precisam acumular esses 40 pontos primeiro.

"Não sou um grande fã disso, de todo esse sistema. A FIA acha que é bom, mas eu preferiria que não fosse. "Se alguém tem 17 ou 18 anos e talvez tenha 20 pontos, mas é muito rápido, por que não pode entrar na Fórmula 1?".

Apesar de sua estreia precoce, Verstappen se tornou o piloto mais jovem a marcar um ponto, o mais jovem a terminar no pódio e o mais jovem a vencer uma corrida.

DETALHES da oferta da MERCEDES a Sainz, o PLANO B da Audi e o PRAZO da decisão. 'Retorno' de Bottas?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #281 - Vitória muda Norris de patamar na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior VÍDEO: Ayrton Senna é homenageado com desfile de carros no GP Histórico de Mônaco
Próximo artigo F1: Sargeant responde aos rumores de Antonelli em sua vaga na Williams

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros