Recomendado para você

F1: "É assustador ver que ele está cada vez melhor", diz Vettel sobre Verstappen

F1: "É assustador ver que ele está cada vez melhor", diz Vettel sobre Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "É assustador ver que ele está cada vez melhor", diz Vettel sobre Verstappen
F1: Aston Martin anuncia que Adrian Newey assumirá papel de chefe de equipe em 2026

F1: Aston Martin anuncia que Adrian Newey assumirá papel de chefe de equipe em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Aston Martin anuncia que Adrian Newey assumirá papel de chefe de equipe em 2026
Com Nasr, Porsche Penske anuncia pilotos da IMSA para 2026 após saída da WEC

Com Nasr, Porsche Penske anuncia pilotos da IMSA para 2026 após saída da WEC

IMSA
IMSA
Com Nasr, Porsche Penske anuncia pilotos da IMSA para 2026 após saída da WEC
Do paddock da F1 ao parlamento? Claire Williams considera carreira na política

Do paddock da F1 ao parlamento? Claire Williams considera carreira na política

Fórmula 1
Fórmula 1
Do paddock da F1 ao parlamento? Claire Williams considera carreira na política
F1: Novo assoalho da Red Bull divide opiniões e Verstappen opta por não usá-lo

F1: Novo assoalho da Red Bull divide opiniões e Verstappen opta por não usá-lo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Novo assoalho da Red Bull divide opiniões e Verstappen opta por não usá-lo
No Brasil, filha de Dale Earnhardt comenta internacionalização da NASCAR e chances da JR Motorsports competir na Cup

No Brasil, filha de Dale Earnhardt comenta internacionalização da NASCAR e chances da JR Motorsports competir na Cup

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
No Brasil, filha de Dale Earnhardt comenta internacionalização da NASCAR e chances da JR Motorsports competir na Cup
Mick Schumacher revela conversas com a Cadillac "praticamente até o fim", mas não fecha portas para F1

Mick Schumacher revela conversas com a Cadillac "praticamente até o fim", mas não fecha portas para F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Mick Schumacher revela conversas com a Cadillac "praticamente até o fim", mas não fecha portas para F1
F1: Se 'desastre' não é a palavra certa para definir a temporada 2025 da Ferrari, qual é?

F1: Se 'desastre' não é a palavra certa para definir a temporada 2025 da Ferrari, qual é?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Se 'desastre' não é a palavra certa para definir a temporada 2025 da Ferrari, qual é?

F1: Verstappen diz que redução de peso do carro "custou caro" à Red Bull

Para holandês, isso é consequência da era do teto orçamentário, com a equipe tendo que abandonar atualizações planejadas para focar no "emagrecimento" do RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

A temporada 2022 da Fórmula 1 pode ser traduzida quase que como um passeio para Max Verstappen na conquista do bicampeonato, com suas 15 vitórias em 22 corridas e um título que veio com muita antecedência. Mas, segundo o holandês, o início da campanha teve contornos bem diferentes, com dois abandonos para a Red Bull e um RB18 bem acima do peso, limitando a performance.

O trabalho nestes dois aspectos ocuparam os dias na sede de Milton Keynes na primeira parte do ano.

Leia também:

"Nosso problema no começo era estarmos muito acima do peso [com o carro], então não podíamos mostrar nosso verdadeiro potencial", disse o holandês ao RacingNews365. "Mas, com o tempo, nos livramos disso e o carro realmente ganhou vida. As atualizações ajudaram, mas foi principalmente pela perda do peso".

A questão do peso passou a ser o maior problema para a Red Bull assim que a confiabilidade foi resolvida, já que a equipe não sofreu com o porpoising como outras.

"Algumas equipes tiveram mais problemas para lidar, enquanto nós pudemos nos concentrar na redução do peso e no desempenho".

Mas Verstappen faz questão de salientar que o excesso de peso do RB18 não era esperado a esse nível.

"Esta redução de peso não foi planejada de fato. De certa forma, os demais buscavam resolver a questão do porpoising e nós estávamos focados no peso, mas acho que preferíamos ter focado ainda mais no desempenho".

E na era do teto orçamentário, algo que a Red Bull aprendeu na pele a importância, o trabalho na redução do peso provou ser tão importante no desempenho quanto no lado finaneiro.

"Nos custou caro, e é um problema com o limite orçamentário. Você já tem algumas atualizações previstas mas, de repente, precisa caminhar para outra área, a redução de peso, e descobrir como fazer isso não é fácil".

Veja teaser da série documental sobre Bernie Ecclestone

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: bi da Stock Car redefine tamanho de Barrichello?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Mundo da F1 e MotoGP se rende a Messi e ao tri da Argentina
Próximo artigo F1: Para Rosberg, apenas Hamilton é capaz de 'fazer frente' a Verstappen

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros