F1: Verstappen diz que redução de peso do carro "custou caro" à Red Bull
Para holandês, isso é consequência da era do teto orçamentário, com a equipe tendo que abandonar atualizações planejadas para focar no "emagrecimento" do RB18
A temporada 2022 da Fórmula 1 pode ser traduzida quase que como um passeio para Max Verstappen na conquista do bicampeonato, com suas 15 vitórias em 22 corridas e um título que veio com muita antecedência. Mas, segundo o holandês, o início da campanha teve contornos bem diferentes, com dois abandonos para a Red Bull e um RB18 bem acima do peso, limitando a performance.
O trabalho nestes dois aspectos ocuparam os dias na sede de Milton Keynes na primeira parte do ano.
"Nosso problema no começo era estarmos muito acima do peso [com o carro], então não podíamos mostrar nosso verdadeiro potencial", disse o holandês ao RacingNews365. "Mas, com o tempo, nos livramos disso e o carro realmente ganhou vida. As atualizações ajudaram, mas foi principalmente pela perda do peso".
A questão do peso passou a ser o maior problema para a Red Bull assim que a confiabilidade foi resolvida, já que a equipe não sofreu com o porpoising como outras.
"Algumas equipes tiveram mais problemas para lidar, enquanto nós pudemos nos concentrar na redução do peso e no desempenho".
Mas Verstappen faz questão de salientar que o excesso de peso do RB18 não era esperado a esse nível.
"Esta redução de peso não foi planejada de fato. De certa forma, os demais buscavam resolver a questão do porpoising e nós estávamos focados no peso, mas acho que preferíamos ter focado ainda mais no desempenho".
E na era do teto orçamentário, algo que a Red Bull aprendeu na pele a importância, o trabalho na redução do peso provou ser tão importante no desempenho quanto no lado finaneiro.
"Nos custou caro, e é um problema com o limite orçamentário. Você já tem algumas atualizações previstas mas, de repente, precisa caminhar para outra área, a redução de peso, e descobrir como fazer isso não é fácil".
Veja teaser da série documental sobre Bernie Ecclestone
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.