F1: Verstappen é convocado pelos comissários por incidente com Russell na classificação do Catar
Se punido, holandês pode perder o que seria sua primeira pole em cinco meses
Pole sob risco? O tetracampeão Max Verstappen foi convocado pelos comissários do GP do Catar de Fórmula 1 por dirigir desnecessariamente devagar durante a classificação, em um momento no qual ele pareceu bloquear George Russell.
O campeão de 2024, que conquistou sua primeira pole desde o GP da Áustria em junho, estava em uma volta lenta à frente de um último piloto, mas Russell o alcançou no trio de curvas 12-13-14 à direita.
Russell teve de tomar medidas evasivas e bateu na brita na linha de alta da curva, o que o deixou preocupado com a possibilidade de ter danificado o assoalho. Ele argumentou pelo rádio que aquilo era "muito perigoso".
Verstappen argumentou que havia dois carros à sua frente e que estava tentando garantir uma brecha para iniciar sua última tentativa - e sugeriu que Russell ficou "empolgado" demais para fazer uma manobra.
"Havia dois carros na minha frente também abrindo uma brecha, então eu tinha que abrir uma brecha. Eu sabia que todos estavam em uma volta lenta, não em uma tentativa".
"Então, acho que George ficou empolgado. Ele queria passar e dar a volta por cima. Tudo bem, quero dizer, é claro que todos tentam se posicionar para começar a volta da melhor maneira possível".
Russell respondeu, afirmando que "eu estava seguindo meu delta e não queria ser penalizado porque nos disseram para seguir o delta".
Falando sobre o incidente, Russell sugeriu que o dano causado pelo incidente, em seus preparativos antes da última volta, poderia ser responsável pela diferença final de 0,055s.
"Acabei passando pela brita por todo o assoalho, então parecia que o assoalho estava raspando no meio-fio e na brita", disse o britânico sobre o incidente.
"Espero que não tenha danificado o carro. Talvez esse seja o motivo pelo qual não melhoramos. Não sei. Mas foi um pouco complicado, duas curvas antes de começarmos a volta".
Falando sobre o incidente na Sky, o chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner explicou que "esse é um outlap em que todos estão aquecendo os pneus. Portanto, não é uma volta cronometrada. Todos estão disputando e lutando pela posição.
"Quero dizer, [Russell] está forçando as curvas para aumentar a temperatura dos pneus naquele momento, acho que o primeiro setor dele estava bem longe. "Então, eles estão apenas se preparando; acho que Fernando [Alonso] também estava naquele pequeno comboio. O caso será analisado pelos comissários, mas espero que esteja tudo bem".
Além de Verstappen, Lewis Hamilton e Carlos Sainz também foram chamados para esclarecimentos devido a um incidente causado na saída das garagens, com Sainz quase batendo em Hamilton no pitlane.
VERSTAPPEN DÁ SHOW, BATE RUSSELL E É POLE NO CATAR! Veja análise do quali em Losail | Q4
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Tetra absurdo redefine Verstappen? Max comparado a lendas | Caio Collet
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.