F1: Verstappen faz melhor tempo, mas por conta de punição, Leclerc herda pole para GP da Bélgica
Condições mistas de pista ditaram o ritmo da classificação deste fim de semana; por conta da quinta troca da caixa de câmbio perde cinco posições
A classificação para o GP da Bélgica colocou os pilotos da Fórmula 1 em condições mistas na pista, indo da chuva até ao seco na mesma sessão. Com isso, Max Versttapen se saiu melhor que os rivais e ficou com a pole da corrida deste domingo.
Contudo, por conta da punição devido à quinta troca da caixa de câmbio, o holandês perde cinco posições no grid e quem larga da primeira posição é Charles Leclerc.
Q1
Por conta das condições climáticas, a classificação foi adiada em 10 minutos. Em algumas partes da pista o traçado ainda estava úmido enquanto em outros, já tinha um rastro seco.
Quando os pilotos foram à pista, foi possível ver que ainda estava bem molhado com os jatos de spray bem altos. Quase todos os carros estavam em ação, menos Sargeant que seguiu nos boxes com o carro desmontado.
A primeira tomada de tempos teve Norris como o mais rápido, mas a medida que voltam iam sendo completadas, os tempos abaixavam. Na segunda tentativa, o britânico da McLaren perdeu o controle do carro, foi para brita, mas conseguiu segurar o carro sem acertar no muro.
Com menos de 10 minutos no cronômetro, os eliminados eram Magnussen, Hulkenberg, Bottas, Zhou e Sargeant. Na ponta de cima da tabela, a liderança ficou alternando entre Verstappen, Sainz e Pérez. Albon, Zhou, Sargenat, Ricciardo e Hulkenbeg foram os eliminados. Ricciardo por conta do limite de pista.
Q2
O primeiro tempo do Q2 veio com dez minutos restantes e com a pista já bem mais seca do que antes. Bottas chegou surpreendendo ao ser o primeiro a baixar o tempo para 1m57s. Logo na sequência, Verstappen e o restante do grid que disputava uma vaga no Q3 começou a virar na casa de 1m55s.
O piloto da Alfa Romeo foi o primeiro a encarar os pneus slicks sendo seguido por Norris e Russell - que viu a traseira 'sambar' logo na primeira curva. Três minutos no relógio e os eliminados provisoriamente eram: Sainz, Hamilton, Russell, Stroll e Norris.
Quase no fim do Q2, todos os pilotos estavam calçados com as gamas de faixa vermelha, por conta disso, Ocon perdeu a direção do carro, foi parar na brita, acertou a barreira de proteção e danificou a asa dianteira. Por conta da troca dos pneus, a classificação praticamente 'começou' de novo.
A decisão ficou para bandeira quadriculada, com todo mundo fazendo a última volta no último segundo. Com isso, os eliminados foram: Tsunoda, Gasly, Magnussen, Bottas e Ocon. Verstappen correu um risco gigantesco, não conseguiu uma volta boa e passou em P10.
Q3
Mesmo com duas partes da classificação já tendo acontecido, a pista ainda tinha pontos específicos que estavam molhados. Norris passou por um deles logo na saída dos boxes e deu uma leve escorregada com o MCL60.
Na primeira rodada de tentativas para ficar com a pole, Leclerc fez o melhor tempo com 1m47s931, sendo 0s128 mais rápido que Verstappen. A pole ficou para os minutos finais, após a bandeira quadriculada ser agitada. No último momento, Verstappen foi o mais rápido e fez o melhor tempo.
Confira o grid completo
Cla | Piloto | # | Tempo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|
1 | CHARLES LECLERCFerrari | 16 | 1'46.988 | 235.675 | |
2 | SERGIO PEREZRed Bull Racing | 11 | +0.057 | 235.549 | |
3 | LEWIS HAMILTONMercedes | 44 | +0.099 | 235.457 | |
4 | CARLOS SAINZ JR.Ferrari | 55 | +0.164 | 235.314 | |
5 | OSCAR PIASTRIMcLaren | 81 | +0.377 | 234.847 | |
6 | MAX VERSTAPPENRed Bull Racing | 1 | 1'46.168 | 237.495 | |
7 | LANDO NORRISMcLaren | 4 | +0.681 | 234.184 | |
8 | GEORGE RUSSELLMercedes | 63 | +0.817 | 233.888 | |
9 | FERNANDO ALONSOAston Martin Racing | 14 | +0.855 | 233.806 | |
10 | LANCE STROLLAston Martin Racing | 18 | +1.853 | 231.662 | |
11 | YUKI TSUNODAAlphaTauri | 22 | +6.160 | 222.844 | |
12 | PIERRE GASLYAlpine | 10 | +6.683 | 221.819 | |
13 | 77 | +7.172 | 220.868 | ||
14 | ESTEBAN OCONAlpine | 31 | +7.706 | 219.840 | |
15 | ALEXANDER ALBONWilliams | 23 | +9.384 | 216.670 | |
16 | 20 | +13.326 | 209.571 | ||
17 | GUAN YU ZHOUAlfa Romeo | 24 | +13.844 | 208.673 | |
18 | LOGAN SARGEANTWilliams | 2 | +14.547 | 207.466 | |
19 | DANIEL RICCIARDOAlphaTauri | 3 | +15.171 | 206.406 | |
20 | NICO HULKENBERGHaas F1 Team | 27 | +16.178 | 204.718 |
Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.