Fórmula 1 GP do Azerbaijão

F1: Verstappen lamenta "estratégia diferente" não ter funcionado na classificação

Piloto da Red Bull perdeu a pole para Leclerc por dois décimos de diferença

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Max Verstappen acredita que uma estratégia diferente na sua última volta no Q3 durante a classificação para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1 pode ter lhe custado a pole, que ficou com Charles Leclerc da Ferrari

Leia também:

O bicampeão mundial manteve a pole provisória após a primeira das duas voltas rápidas do Q3, com o tempo de 1m40.445s com Leclerc registrando um tempo de volta idêntico na sequência, ficando em segundo só porque o holandês havia atingido a marca primeiro.

No momento decisivo, Verstappen só conseguiu um melhor mínima, indo para 1m40.391s, enquanto seu rival da Ferrari colocou dois décimos de diferente com 1m40.203s. É a primeira vez nesta temporada que a Red Bull não consegue a pole.

Depois da classificação, Max explicou que uma abordagem diferente em sua volta de saída pode ter sido o motivo que custou o tempo da pole para ele.

"É sempre difícil fazer uma volta completa por aqui", disse ele. "Acho que também na segunda corrida tentamos algo diferente na volta de saída, o que talvez não tenha sido ideal para o tempo da volta no final."

"Mas aqui é muito difícil. No terceiro trimestre, você está no limite e depois tenta fazer tudo perfeito, não é a coisa mais fácil. Mas, mesmo assim, somos P2 e sabemos que temos um carro de corrida muito bom. No geral, não é ruim, mas você sempre quer começar na frente, mas teremos que passar um carro."

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

O companheiro de Verstappen, Sergio Pérez, ficou em terceiro - três décimos atrás de Leclerc, depois de um erro na curva 3 em sua última volta o prejudicar em pelo menos um décimo.

"Foi realmente desafiador, acho que a equipe fez um ótimo trabalho", disse o mexicano. "Estou um pouco desapontado por estar em P3, porque senti que definitivamente havia mais coisas para fazer. Minha volta não foi tão limpa. Mas se existe um circuito onde você pode correr, com certeza é aqui."

"Sabíamos que, ao chegar aqui, a Ferrari seria a maior ameaça para nós. Acho que Charles [Leclerc] fez uma volta incrível."

A classificação de sexta-feira para o GP de domingo foi a primeira de um novo formato de sprint, o que significa que os pilotos tiveram apenas uma única sessão de treinos para se preparar.

Combinado com um circuito de rua desafiador e de baixa aderência, isso significava que era fácil cometer erros, com o Q1 sendo paralisado duas vezes por acidentes de Nyck de Vries, da AlphaTauri, e Pierre Gasly, da Alpine.

Pérez acredita que as paradas tornaram ainda mais difícil para os pilotos entrarem no ritmo: "Foi muito complicado no Q1 com a quantidade de bandeiras vermelhas que tivemos lá e, em seguida, manter o mesmo conjunto, pois você não quer desperdiçar mais conjuntos no Q1", acrescentou. "Portanto, foi difícil aquecer e passar sem cometer erros, sem muita prática."

NOVA Sprint em Baku: qual o IMPACTO, horários com 2 qualis, como será e o que MUDA. Times afetado$!

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Leclerc se diz "surpreso" com pole e prevê dificuldade em manter liderança no GP do Azerbaijão
Próximo artigo F1 - Alonso culpa falha no DRS por sexto lugar no grid em Baku: "Teríamos sido quartos"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil