F1: Verstappen lidera dobradinha da Honda no primeiro treino livre para o GP da Estíria; Hamilton é 3º
Sessão foi realizada com céu limpo e pista seca, mas previsão para o final de semana fala de chuva para os próximos dias
Dando sequência à primeira rodada tripla da temporada, a Fórmula 1 desembarcou na Áustria, para o GP da Estíria, uma de duas provas no Red Bull Ring. E em um final de semana onde a Mercedes teme perder novamente para a velocidade de reta da rival, a liderança do primeiro treino livre do fim de semana ficou com Max Verstappen, comandando uma dobradinha de motores Honda, com Pierre Gasly em segundo, enquanto Lewis Hamilton foi o terceiro.
Após o final de semana da França, Lewis Hamilton pediu que a Mercedes fizesse tudo que estivesse ao alcance para reverter a situação vista em Paul Ricard, com a evolução da Red Bull na velocidade de reta. Mas para Rico Penteado, ex-engenheiro de motores da F1, a situação é clara: Max Vertstappen é o favorito para o fim de semana (Ouça no fim da nota o podcast do Telemetria, com Rico Penteado).
E a primeira de duas corridas no Red Bull Ring começou com uma novidade no calendário: o GP da Turquia está de volta, ocupando a vaga deixada após o cancelamento de Singapura, entre 01 e 03 de outubro.
Todo o grid foi à pista ainda nos primeiros minutos, com pneus médios e duros. Após os primeiros 15 minutos de sessão, tínhamos dois carros com motores Honda na ponta. Verstappen liderava com 01min06s581, 0s059 a frente de Pierre Gasly, enquanto Hamilton era o terceiro, a 0s475, com Sergio Pérez e Charles Leclerc completando o top 5.
A bandeira amarela foi acionada apenas uma vez nestes primeiros 15 minutos, quando Robert Kubica, ocupando a Alfa Romeo de Kimi Raikkonen nesse TL1, perdeu o controle do carro e rodou, sem danos maiores.
Com 23 minutos de sessão, Carlos Sainz causou a segunda bandeira amarela do TL1. O espanhol da Ferrari havia acabado de abrir volta, mas perdeu o controle do carro na saída da curva um, rodando e parando na saída dos boxes, atrapalhando momentaneamente quem ia à pista.
Na metade do TL1, os pilotos começavam a fazer as voltas com os pneus macios. Hamilton era o novo líder, com 01min06s332, 0s054 a frente de Bottas, com Tsunoda em terceiro, Verstappen em quarto e Gasly em quinto.
A rodada seguinte no TL1 foi de Sergio Pérez, que perdeu o controle de sua Red Bull, rodando no meio da pista. Felizmente, sem ninguém por perto.
A 15 minutos do fim, todos os pilotos haviam feito voltas com pneus macios e Verstappen voltava a ocupar a ponta, com 01min05s910, tendo Gasly em segundo a 0s256, enquanto Hamilton e Bottas eram terceiro e quarto, mas já mais distantes, a 0s422 e 0s476.
Os pilotos tiraram os minutos finais e suas últimas saídas para fazerem simulações de corrida, não melhorando seus tempos.
Com isso, Max Verstappen garantiu a liderança do primeiro treino livre com 01min05s910, comandando uma dobradinha de motores Honda, tendo Pierre Gasly em segundo, a 0s256. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas mantiveram a terceira e quarta posições, a 0s422 e 0s476 respectivamente, do holandês. Yuki Tsunoda completou o top 5, a 0s487.
Fechando o top 10: Fernando Alonso, Esteban Ocon, Lance Stroll, Antonio Giovinazzi e Charles Leclerc.
A Fórmula 1 volta ao Red Bull Ring nesta sexta para o segundo treino livre para o GP da Estíria. A sessão começa às 10h, horário de Brasília, com transmissão do Bandsports. E assim que acabar o TL2, tem mais um Sexta-Livre ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube, com uma análise completa do primeiro dia de atividades. Não perca!
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 34 | 1'05.910 | 235.848 | ||
2 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 32 | 1'06.166 | 0.256 | 0.256 | 234.936 |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 32 | 1'06.332 | 0.422 | 0.166 | 234.348 |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 34 | 1'06.386 | 0.476 | 0.054 | 234.157 |
5 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 36 | 1'06.397 | 0.487 | 0.011 | 234.119 |
6 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 35 | 1'06.519 | 0.609 | 0.122 | 233.689 |
7 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 35 | 1'06.551 | 0.641 | 0.032 | 233.577 |
8 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 33 | 1'06.584 | 0.674 | 0.033 | 233.461 |
9 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 29 | 1'06.614 | 0.704 | 0.030 | 233.356 |
10 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 36 | 1'06.629 | 0.719 | 0.015 | 233.303 |
11 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 33 | 1'06.630 | 0.720 | 0.001 | 233.300 |
12 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 38 | 1'06.669 | 0.759 | 0.039 | 233.163 |
13 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 33 | 1'06.696 | 0.786 | 0.027 | 233.069 |
14 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 32 | 1'06.708 | 0.798 | 0.012 | 233.027 |
15 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 31 | 1'06.848 | 0.938 | 0.140 | 232.539 |
16 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 35 | 1'06.861 | 0.951 | 0.013 | 232.494 |
17 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 31 | 1'07.180 | 1.270 | 0.319 | 231.390 |
18 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 30 | 1'07.473 | 1.563 | 0.293 | 230.385 |
19 | 88 | Robert Kubica | Alfa Romeo | Ferrari | 30 | 1'07.823 | 1.913 | 0.350 | 229.196 |
20 | 9 | Nikita Mazepin | Haas | Ferrari | 31 | 1'08.081 | 2.171 | 0.258 | 228.328 |
F1 2021: 'FOGO CRUZADO' de RED BULL e MERCEDES e a situação de HAMILTON e BOTTAS | DIRETO DO PADDOCK
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #114 - TELEMETRIA: Rico Penteado é enfático sobre favorito na Áustria
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.