Recomendado para você

Mick Schumacher deixa equipe Alpine no WEC; quais as opções para o alemão?

Mick Schumacher deixa equipe Alpine no WEC; quais as opções para o alemão?

WEC
WEC
Bahrein
Mick Schumacher deixa equipe Alpine no WEC; quais as opções para o alemão?
MotoGP: Honda “não teve muito o que testar” em Valência, mas está no caminho certo, revela Puig

MotoGP: Honda “não teve muito o que testar” em Valência, mas está no caminho certo, revela Puig

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Honda “não teve muito o que testar” em Valência, mas está no caminho certo, revela Puig
Chefes de equipe entram em "duelo técnico" na disputa pelo título overall da NASCAR Brasil

Chefes de equipe entram em "duelo técnico" na disputa pelo título overall da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Chefes de equipe entram em "duelo técnico" na disputa pelo título overall da NASCAR Brasil
NASCAR Brasil encerrará temporada com homenagem internacional ao campeão

NASCAR Brasil encerrará temporada com homenagem internacional ao campeão

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil encerrará temporada com homenagem internacional ao campeão
Sanchez, Martins e Trevisan miram vitória nos 500km da Porsche Endurance em Interlagos

Sanchez, Martins e Trevisan miram vitória nos 500km da Porsche Endurance em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Sanchez, Martins e Trevisan miram vitória nos 500km da Porsche Endurance em Interlagos
De olho em pódio, Wagner Pontes fecha temporada da Porsche Cup em Interlagos

De olho em pódio, Wagner Pontes fecha temporada da Porsche Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
De olho em pódio, Wagner Pontes fecha temporada da Porsche Cup em Interlagos
Porsche Cup: Conheça as duplas e trios confirmadas para os 500km de Interlagos

Porsche Cup: Conheça as duplas e trios confirmadas para os 500km de Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Conheça as duplas e trios confirmadas para os 500km de Interlagos
MotoGP: Quartararo revela o que ainda falta na moto V4 da Yamaha após teste de Valência

MotoGP: Quartararo revela o que ainda falta na moto V4 da Yamaha após teste de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Quartararo revela o que ainda falta na moto V4 da Yamaha após teste de Valência

F1: Verstappen teme por quinto título se a Red Bull "continuar assim"

Piloto exige que a equipe melhore o ritmo do RB21

Max Verstappen, Red Bull Racing

2024 foi uma temporada bastante complicada e, pela primeira vez desde 2021, Max Versttapen não tinha o carro dominante e, muito menos, conseguiu vencer mais da metade das corridas. No entanto, o holandês conquistou seu quarto título na Fórmula 1.

Logo após a pausa de agosto, Lando Norris se tornou o rival principal do piloto da Red Bull e Verstappen viu seu carro perdendo do ritmo rapidamente contra as McLarens e Ferraris.

Leia também:

A liderança que ele havia construído foi gradualmente corroída, mas no final foi suficiente para ele conquistar seu quarto título mundial, embora a Red Bull tenha visto o campeonato de construtores escapar de suas mãos. Ciente dos pontos fortes da concorrência, mas também das fraquezas de sua própria equipe, Verstappen adverte que é necessário reagir, sob o risco de não disputar o título de 2025.

"Se continuarmos assim, não serei campeão no próximo ano", disse o holandês ao De Telegraaf. "É tão simples quanto isso. Precisamos realmente progredir para ter um bom desempenho no próximo ano, todos nós sabemos disso".

"Confio que a equipe será capaz de resolver os problemas de equilíbrio da última temporada. Algumas das coisas que não pudemos ajustar na última temporada serão ajustadas na próxima".

"Sabemos que temos de nos sair melhor nos vibradores, nas lombadas e nas curvas lentas. Esses geralmente são nossos pontos fracos. Depois disso, se formos derrotados novamente, será na velocidade pura".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Monza foi um ponto de virada para Max Verstappen

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

 A Red Bull parece ter perdido o rumo no desenvolvimento do RB20, que se tornou "quase impossível de dirigir" em um estágio da temporada, de acordo com Verstappen. Ele teve acesso a alguns dados pela primeira vez durante o fim de semana de Monza e foi estudando-os que a equipe entendeu claramente os problemas que haviam surgido com seu monoposto.

Os engenheiros então mudaram o curso e Verstappen conseguiu voltar à vitória duas vezes no final da temporada, primeiro na chuva em Interlagos e depois em uma pista seca em Losail:

"Todos os planos de coisas novas que deveriam acontecer depois [do GP da Itália] puderam ser colocados de lado. Na verdade, a equipe começou do zero depois disso. Até então, eles não conseguiam encontrar o problema exato".

"Eu vi alguns gráficos ao analisar os dados. Vi mudanças aerodinâmicas na entrada das curvas, nas curvas e também na altura do carro. Era diferente do carro do ano passado. Eu disse: 'Ei, esse é claramente o problema, não é?' Mais tarde, descobri que era. Eu nunca tinha visto esses dados e esses gráficos antes".

"Eu disse que as coisas que precisávamos trabalhar estavam bem claras, porque os engenheiros sabiam exatamente o que havia mudado em relação ao carro do ano passado".

"No início da temporada, ainda estávamos ganhando claramente, mas eu já sentia que o carro não estava se comportando da maneira que eu queria. Mas, naquela época, ainda tínhamos uma grande vantagem sobre as outras equipes, que não tinham tido um inverno muito bom".

Com Ronald Vording

MELHORES DO ANO! Quem fez BONITO na F1 2024? Pilotos, corridas, Brasil e mais

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MELHORES DO ANO! Quem fez BONITO na F1 2024? Pilotos, corridas, Brasil e mais

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: McLaren explica como lidou com acusação de truque com água nos pneus
Próximo artigo F1: Sem vaga em 2025, Colapinto revela que negociou com Red Bull

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros