F1: Vettel é punido com três posições por incidente no Q2; Bottas e Sainz se livram de punição

Pilotagem lenta no final do Q2 causou muita polêmica e a eliminação de Alonso, atrapalhado por Vettel em sua volta final

F1: Vettel é punido com três posições por incidente no Q2; Bottas e Sainz se livram de punição

O polêmico incidente durante o Q2 da classificação para o GP da Áustria de Fórmula 1 começa a ter consequências. Por atrapalhar a volta rápida de Fernando Alonso, levando à sua eliminação, Sebastian Vettel foi punido com três posições no grid de largada, caindo para 11º.  Já Valtteri Bottas Carlos Sainz, que também foram convocado pelos comissários, se livraram de uma penalização.

Bottas foi parte de um trem de carros no final do Q2 que reduziram muito a velocidade na curva nove, visando abrir um espaço para o carro da frente. Por ir lento, Bottas acabou segurando outros carros, e isso levou ao incidente entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso, terminando com a eliminação do espanhol.

Leia também:

Enquanto Bottas, Sainz e Vettel foram convocados pelos comissários devido à pilotagem desnecessariamente lenta entre as curvas nove e dez, o caso do tetracampeão estava diretamente ligado a Alonso.

Na manhã deste sábado, a direção de prova avisou que intensificaria o policiamento em cima de pilotos muito lentos nas curvas nove e dez. Após incidentes na semana passada e nesta sexta, Michael Masi disse que qualquer um que andasse lento para abrir um espaço para o carro da frente seria considerado quebra de regulamento.

"Durante qualquer sessão, qualquer piloto que tente criar uma distância a sua frente para obter uma volta limpa não poderá fazer isso desde a entrada da curva nove até a saída da curva dez".

"Qualquer piloto que seja visto fazendo isso terá seu caso repassado os comissários por quebra do Artigo 27.4 do regulamento desportivo".

Vettel disse que o comportamento dos carros à sua frente era inaceitável, e as imagens onboard mostram carros da Red Bull e da Mercedes ultrapassando a Aston antes de desacelerar na curva nove.

Após falar da "carnificina" de carros passando uns aos outros, ele não acreditava que vários rivais também haviam feito isso, tornando a situação ainda pior.

Ele disse ao seu engenheiro: "E lá vai mais um..."

Falando com a Sky Sports F1, Vettel disse: "Acho que é culpa dos pilotos na frente, que ficam furando a fila. Não acho que seja certo e não é o que concordamos".

Q4 AO VIVO: Tudo sobre a classificação para o GP da Áustria de F1

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #116 - TELEMETRIA: Quais as esperanças de Hamilton na Áustria? Rico Penteado responde

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
F1: Alonso diz que qualquer punição a Vettel será irrelevante e que fim de semana na Áustria "acabou"

Artigo anterior

F1: Alonso diz que qualquer punição a Vettel será irrelevante e que fim de semana na Áustria "acabou"

Próximo artigo

F1: Norris diz que pode vencer GP da Áustria se chance aparecer

F1: Norris diz que pode vencer GP da Áustria se chance aparecer
Carregar comentários