F1: Villeneuve revela que investiu “muito dinheiro” na BAR e admite que mudança foi um erro
Piloto canadense diz que mantém a quantidade investida sob sigilo
Jacques Villeneuve revelou que investiu muito dinheiro na equipe de Fórmula 1 BAR (British American Racing), mas que essa informação teve que ser mantida em sigilo, e reconheceu que a mudança foi um erro do ponto de vista esportivo.
Villeneuve chegou à F1 em 1996 com a Williams e foi vice-campeão antes de conquistar o título no ano seguinte. Em 1998, ele continuou com o time de Grove, que caiu muito em desempenho e em 1999 se mudou então para a equipe estreante BAR, fundada e dirigida por seu amigo e empresário Craig Pollock.
Há alguns anos, o canadense revelou que um telefonema do projetista Adrian Newey poderia mudar tudo, que o desaconselhou a fazer a mudança e queria levá-lo para a McLaren, a principal escuderia da F1 da época.
Mas como Villeneuve estava sentado ao lado de Pollock no jantar, não houve mais conversa e o piloto decidiu pela BAR. Lá, o ex-campeão mundial foi o centro. Não apenas a equipe foi construída em torno dele, mas Villeneuve possuía até ações na equipe.
"Eu coloquei muito dinheiro nisso, mas teve que ser mantido em segredo", Villeneuve disse em entrevista à La Gazzetta dello Sport .
O canadense disse que ter começado um projeto naquela época foi muito divertido.
"Também estou muito orgulhoso disso porque muito poucas pessoas o fizeram."
O que antes era a equipe BAR, se tornou o time de maior sucesso na Fórmula 1. Após a venda para a Honda e subsequente para a BrawnGP, a Mercedes comprou a escuderia e já possui sete títulos mundiais consecutivos, todos na sede de Brackley, onde a BAR começou: “E ainda há pessoas de quem cuidamos lá”, disse Villeneuve.
E embora o projeto tenha sido uma boa decisão para o piloto do ponto de vista organizacional, do lado esportivo não foi: o canadense desistiu nas primeiras 11 corridas com a BAR e não marcou um único ponto em 1999. Nos quatro anos seguintes, o desempenho também foi muito fraco, tendo apenas dois pódios.
“Claro, se eu olhar os resultados como piloto, foi uma decisão errada”, admitiu.
"Teria sido muito melhor ir para a McLaren, que estava ganhando tudo naquela época", concluiu.
'TRETAS', IMPROVISO e 'CAUSOS' de GALVÃO BUENO: Ex-diretor faz revelações do narrador de F1 da Globo
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST – Quais são os pilotos mais carismáticos da F1, mas sem grandes resultados?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.