F1 - Wolff nega "flerte proposital" com Verstappen: "Fui direto e justo"
Chefe da Mercedes acabou renovando contrato de George Russell e Kimi Antonelli, mas não sem antes avaliar situação do holandês
O chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que lidou com o mercado de pilotos da Fórmula 1 de 2026 "da maneira mais direta e justa".
Wolff 'cortejou' Max Verstappen por algum tempo, até que surgiu a informação de que o piloto da Red Bull não poderia ativar uma cláusula de desempenho para rescindir seu contrato com o time austríaco antecipadamente. Toda a especulação lançou dúvidas sobre o futuro a curto prazo dos titulares George Russell e Andrea Kimi Antonelli.
A Mercedes acabou oficializando a renovação da atual dupla na última quarta-feira, antes da temporada de 2026. Wolff disse à Sky Sports na sexta-feira que aprenderia com o que chamou de "erro", insistindo que "não houve nenhum flerte proposital" e afirmando que isso foi "apenas uma coincidência", enquanto admitia que a incerteza sobre a formação de pilotos acabou sendo "desestabilizadora para todos".
Posteriormente, perguntado pelo Motorsport.com na coletiva de imprensa de sexta-feira se havia passado por momentos conflitantes ao negociar os acordos de 2026, já que ele chamou de sua "responsabilidade" descobrir o futuro de Verstappen, Wolff disse com mais confiança: "Ser aberto e transparente é o melhor caminho a seguir. Às vezes, isso nos prejudica um pouco. E quando você olha para trás, talvez certos eventos pudessem ter sido melhores - coincidências que aconteceram. Mas eu sempre fiz isso da maneira mais direta e justa".
"Mantenho as escolhas dos pilotos - de George e Kimi. Como eu disse, esse é o foco total e esse sempre foi o objetivo, durante a parte mais complicada do verão".
Mesmo depois que Verstappen foi excluído do mercado de pilotos, a Mercedes levou dois meses e meio para finalizar os contratos de 2026, sendo que os detalhes contratuais de Russell sobre obrigações de relações públicas foram supostamente o principal problema.

George Russell, Mercedes, Toto Wolff, Mercedes
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Em retrospecto, Wolff insistiu que essa formação foi "óbvia" e que "nunca" houve dúvida de que o novato Antonelli faria progressos.
"Sempre foi a decisão que tomamos desde o início", disse o austríaco. "Foi a escalação que escolhemos no ano passado. Sabíamos que George poderia assumir o papel de líder ali. Ele tem sido muito bom e Kimi está em um ano de aprendizado. Então, para seguir em frente, foi praticamente uma decisão óbvia. Quando você olha para o histórico de juniores [de Antonelli], sua personalidade, não há dúvidas para mim ou para a equipe de que foi a decisão certa dar a ele a oportunidade".
Antonelli terminou os dois últimos GPs entre os cinco primeiros depois de um período difícil na Europa, no que Wolff ainda chama de "uma temporada de aprendizado". O chefe da Mercedes acredita que o italiano de 19 anos ganhará competitividade em seu segundo ano, já que a F1 passará a usar carros totalmente novos em 2026.
"Você tem cinco ou seis corridas pela frente, pistas que ele não conhece", apontou Wolff. "Austin é uma delas. Tenho certeza de que veremos alguns resultados muito bons. Veremos sessões mais complicadas e fins de semana mais complicados".
"Mas tudo isso está sendo redefinido com o início da próxima temporada. Ele já terá visto as pistas, os carros são novos para todos os pilotos e esse é um fator importante. Esses caras já andam com esses carros há algum tempo e ele terá visto como administrar melhor a pressão da mídia e de todas as partes interessadas. Esse era o objetivo para esta temporada", concluiu.
Reportagem adicional de Ronald Vording
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.