Ferrari busca confirmar supremacia com pneus médios na China
A Ferrari vai à China sem grandes novidades técnicas: o objetivo é confirmar a boa forma do SF70H vista nos testes de pré-temporada com os pneus médios que serão usados em Xangai
A longa onda da vitória da Ferrari e de Sebastian Vettel no GP da Austrália está se movendo rumo a 800 km ao norte de Melbourne, com destino a Xangai. Após o sucesso do conjunto entre o piloto alemão e o carro italiano, já é hora de fazer prognósticos e análises de olho na segunda prova do Mundial.
O GP da China será acompanhado com muita atenção, como sempre acontece após um resultado surpreendente. O que aconteceu na Austrália foi obra do acaso ou de fato reflete a real relação de forças? Dois GPs em oito dias (Xangai e Bahrein) ajudarão a definir melhor a ordem do grid.
O desafio chinês será muito diferente em relação àquele que o SF70H superou em Melbourne. A pista de Xangai é composta de curvas muito diferentes entre si, sem que se prevaleça um único perfil.
O circuito possui uma reta muito longa, onde a Mercedes deve levar vantagem por seu menor arrasto devido à configuração de seu carro. No restante da pista, o SF70H deve se sentir mais à vontade, criando, em tese, um cenário sem um grande favorito.
Entre as situações atípicas deste começo de campeonato em 2017, há também o fato de que a Ferrari aparentemente inverteu seu papel e passou a se sentir melhor em pontos com maior pressão aerodinâmica, o que antes era a preferência de Mercedes e especialmente Red Bull.
Os funcionários de Maranello sabem que a dobradinha China-Bahrein será crucial para definir os objetivos da temporada. Além do tipo de pista, Xangai também deverá impor o desafio da temperatura, que deve ser muito mais baixa em relação ao visto em Melbourne.
Os 38° C do asfalto australiano do domingo possibilitaram que a Mercedes enfrentasse problemas (que, segundo o chefe do time, Toto Wolff, foi uma das causas da derrota). Mas, na China, as equipes deverão enfrentar temperaturas mais baixas e com um composto de pneus diferente – a Pirelli irá estrear o composto médio, que foi utilizado com sucesso pela Ferrari durante os testes.
A corrida em Xangai não deverá contar com novidades do ponto de vista técnico. No fim de semana em Melbourne, passou despercebida a decisão da Ferrari de substituir as baterias e a centralina eletrônica de Kimi Raikkonen. Em Maranello, o ocorrido foi analisado mas sem motivos para preocupação: a substituição, feitas por motivos de precaução, não foi determinada por problemas estruturais do carro.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.