FIA amplia restrições de comunicação via rádio na F1
Federação Internacional de Automobilismo define regras que regem comunicações por rádio neste ano na Fórmula 1







Os pilotos de Fórmula 1 vão enfrentar restrições ainda mais duras em relação a mensagens de rádio a partir da primeira corrida da temporada, após a confirmação de que a FIA irá limitar ainda mais a influência da equipe
Embora a FIA tenha planejado há muito tempo restringir a comunicação da equipe com os pilotos, a lista mais recente de limitações vai dramaticamente além do que o originalmente delineado.
Em um documento enviado para as equipes antes que eles viajassem para a Austrália, onde será iniciada a temporada, ficou claro que a FIA adotará uma abordagem mais radical para o assunto.
Na nota, a FIA diz que planeja limitar as mensagens: "de toda a comunicação com o piloto, incluindo, mas não se limitando, a rádio e pit boards".
Limites mais severos
Em alterações à lista original de restrições, a FIA disse que as equipes só podem alertar os pilotos de um problema crítico no carro se: "a falha de um componente ou sistema é iminente e potencialmente terminal."
Além disso:
- Em relação a tempos de volta e detalhes do setor, os pilotos só podem ser informados sobre o seu próprio desempenho - e não dos concorrentes.
- Informações sobre pit stops só podem ser fornecidas no volta que o piloto supostamente entrará nos boxes - não antes.
Remoção de informações
Na sequência das propostas preliminares de dezembro, a FIA também removeu uma série de mensagens que foram previamente autorizadas. Essas incluem:
- Informar diferenças entre os carros na fase de qualificação para melhor posicionar o carro para uma volta limpa.
- A escolha dos pneus no próximo pit stop.
- Número de voltas que um concorrente fez com um jogo de pneus durante a corrida.
- Especificação de pneu de um concorrente.
- Informações relativas à estratégia de corrida provável de um dos concorrentes.
- Mudança de posição da asa dianteira no próximo pit stop.
- Lembrete sobre limites de pista.
- Número de voltas para o final.
Mensagens codificadas proibidas
A FIA também deixou claro que não vai permitir que as equipes tentem contornar as restrições usando mensagens codificadas.
Ele diz que qualquer mensagem: "o que nós suspeitamos que tem sido usado como uma mensagem codificada para uma finalidade diferente (incluindo um pedido para um piloto) é suscetível de ser considerada uma violação do artigo 20.1 do Regulamento Desportivo e será relatada".
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.