FIA arrecada R$ 138 milhões com taxas de inscrição da F1 para 2023; Verstappen vê quantia como "absurda"
Taxa baseada em pontos cobrará da Red Bull quase US$ 8 milhões
A FIA arrecadou US$ 26,7 milhões com a cobrança de taxas de licença dos 20 pilotos de Fórmula 1 e de suas equipes, uma quantia que Max Verstappen, da Red Bull, chamou de "absurda".
Pilotos e equipes pagam uma taxa para participar do campeonato mundial com base em seus resultados no ano anterior, com uma taxa fixa adicionada a um valor definido por ponto marcado.
Devido ao número cada vez maior de eventos e à introdução de corridas sprint, há mais pontos em oferta do que nunca.
Com 23 corridas e seis sprints, haverá 443 pontos a mais disponíveis em 2023 do que há cinco anos, antes do advento das sprints e pontos de bônus para a volta mais rápida.
Mas a taxa por ponto não diminuiu para compensar isso. De acordo com o Regulamento Esportivo da FIA de 2023, todas as equipes devem pagar uma taxa fixa de US$ 617.687, mais uma taxa por ponto marcado. Essa taxa de pontos aumentou de US$ 6.926 para US$ 7.441 para o campeão mundial de construtores e de US$ 5.770 para US$ 6.174 para as nove equipes restantes.
As taxas dos pilotos não são divulgadas, mas o Motorsport.com descobriu que, para 2023, sua taxa baseada em pontos aumentou quase 30%, de US$ 1.623 para US$ 2.100 por ponto marcado.
Adicione a taxa fixa de US$ 16.236 (US$ 12.256 mais US$ 3.980 para seguro) e a FIA está embolsando US$ 26.699.573, uma quantia significativa a mais em dinheiro das taxas de registro do que antes.
A Red Bull é, naturalmente, a mais atingida, pois conquistou os campeonatos de pilotos e construtores com Verstappen e Sergio Pérez.
Supondo que a equipe cubra todas as três taxas, a equipe de Milton Keynes pagará US$ 6.242.636 pela inscrição, além de US$ 969.636 para Verstappen e US$ 656.736 para o terceiro colocado Pérez. Isso significa que custará à equipe quase oito milhões de dólares em taxas da FIA apenas para poder correr.
Na entrega de prêmios da FIA em dezembro, o chefe da equipe, Christian Horner, brincou que "não sabia quanto tínhamos que pagar à FIA pelos pontos. Recebi a conta outro dia e foi incrível".
Winner Max Verstappen, Red Bull Racing, in the drivers' press conference
Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Falando à emissora austríaca ServusTV, Verstappen também chamou a soma de "absurda".
"Não acho certo termos que pagar tanto", disse ele no início deste inverno. "Também não é o caso em outros esportes. E há cada vez mais corridas..."
No outro extremo, a conta total da Williams é de apenas US$ 707.951 para Alex Albon e o estreante Logan Sargeant, depois de terminar em último em 2022.
A FIA historicamente usou esta receita para conduzir pesquisas e melhorias de segurança, como os sistemas HANS e halo, embora não esteja totalmente claro como o dinheiro é usado.
Em seu roteiro de quatro anos definido em 2022, o órgão diretivo apontou que aumentaria o financiamento do automobilismo de base em seus países membros e aumentaria o financiamento de pesquisas em projetos de segurança no trânsito.
Também prometeu introduzir orçamentos e relatórios financeiros transparentes como um de seus principais objetivos.
Taxas de inscrição (em dólares):
Equipe | Pontos em 2022 | Base | Taxa por ponto | Total |
---|---|---|---|---|
Red Bull | 759 | 617,687.00 | 7,411.00 | 6,242,636.00 |
Ferrari | 554 | 617,687.00 | 6,174.00 | 4,038,083.00 |
Mercedes | 515 | 617,687.00 | 6,174.00 | 3,797,297.00 |
Alpine | 173 | 617,687.00 | 6,174.00 | 1,685,789.00 |
McLaren | 159 | 617,687.00 | 6,174.00 | 1,599,353.00 |
Alfa Romeo | 55 | 617,687.00 | 6,174.00 | 957,257.00 |
Aston Martin | 55 | 617,687.00 | 6,174.00 | 957,257.00 |
Haas | 37 | 617,687.00 | 6,174.00 | 846,125.00 |
AlphaTauri | 35 | 617,687.00 | 6,174.00 | 833,777.00 |
Williams | 8 | 617,687.00 | 6,174.00 | 667,079.00 |
$ 21,624,653.00 | ||||
Piloto | Pontos em 2022 | Base | Taxa por ponto | Total |
Verstappen | 454 | 16,236.00 | 2,100.00 | 969,636.00 |
Leclerc | 308 | 16,236.00 | 2,100.00 | 663,036.00 |
Perez | 305 | 16,236.00 | 2,100.00 | 656,736.00 |
Russell | 275 | 16,236.00 | 2,100.00 | 593,736.00 |
Sainz | 246 | 16,236.00 | 2,100.00 | 532,836.00 |
Hamilton | 240 | 16,236.00 | 2,100.00 | 520,236.00 |
Norris | 122 | 16,236.00 | 2,100.00 | 272,436.00 |
Ocon | 92 | 16,236.00 | 2,100.00 | 209,436.00 |
Alonso | 81 | 16,236.00 | 2,100.00 | 186,336.00 |
Bottas | 49 | 16,236.00 | 2,100.00 | 119,136.00 |
Magnussen | 25 | 16,236.00 | 2,100.00 | 68,736.00 |
Gasly | 23 | 16,236.00 | 2,100.00 | 64,536.00 |
Stroll | 18 | 16,236.00 | 2,100.00 | 54,036.00 |
Tsunoda | 12 | 16,236.00 | 2,100.00 | 41,436.00 |
Zhou | 6 | 16,236.00 | 2,100.00 | 28,836.00 |
Albon | 4 | 16,236.00 | 2,100.00 | 24,636.00 |
De Vries | 2 | 16,236.00 | 2,100.00 | 20,436.00 |
Piastri | 0 | 16,236.00 | 2,100.00 | 16,236.00 |
Hülkenberg | 0 | 16,236.00 | 2,100.00 | 16,236.00 |
Sargeant | 0 | 16,236.00 | 2,100.00 | 16,236.00 |
$5,074,920.00 | ||||
TOTAL GERAL | $ 26,699,573.00 |
Podcast #217 – Como serão as batalhas internas das equipes na F1 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.