FIA autoriza e Honda pode usar mais um motor sem ser punida
Federação Internacional de Automobilismo esclareceu dúvida da fabricante japonesa, que já havia utilizado cinco motores antes de alteração no regulamento
A Federação Internacional de Automobilismo autorizou a Honda a utilizar uma nova unidade de potência ainda nesta temporada sem que sofra punição por isso – uma das mudanças no regulamento aprovada recentemente pelo Conselho Mundial da FIA foi a permissão de utilização de um propulsor extra para fabricantes que estejam estreando na Formula 1.
Com a mudança nas regras, a fabricante japonesa poderia utilizar cinco motores neste ano. A confusão, no entanto, se deu pelo fato de a fornecedora de motores da McLaren ter utilizado cinco unidades de potência – e ter sido penalizada por isso – antes da alteração do regulamento.
Esclarecimento da FIA
Por não ter certeza do que aconteceria se utilizasse a sexta unidade de potência, a Honda pediu esclarecimentos à FIA para entender o que aconteceria em caso de Fernando Alonso e Jenson Button recebessem novos motores até o final da temporada.
Uma porta-voz da Honda disse, na semana passada: “Não sabemos o que vai acontecer em relação às penalidades impostas na Áustria. Nós precisamos esclarecer essa questão, já que a FIA impôs esta regra.”
Fontes confirmaram ao Motorsport.com que a FIA concedeu uma ‘permissão especial para a Honda, que poderá utilizar mais um propulsor daqui até o final da temporada sem receber qualquer tipo de penalização por isso.
Planejamento até o final da temporada
A Honda analisa agora o impacto da decisão da FIA no planejamento para as provas restantes do campeonato – incluindo o GP da Hungria. Basicamente, os japoneses estão entre continuar com unidades já utilizadas ou disponibilizar para a McLaren novos motores já em Hungaroring.
No entanto, a fornecedora de motores está guardando os tokens de desenvolvimento restantes até antes da pausa de verão. Por isso, Alonso e Button não devem receber novos motores na próxima etapa do campeonato. A decisão, porém, só deve ser tomada pouco antes do primeiro treino livre para o GP da Hungria.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.