FIA diz que Aeroscreen segue como opção para F1 em 2018
Federação Internacional de Automobilismo diz que o projeto de proteção de cockpit da Red Bull permanece na mesa de opções para a Fórmula 1 para 2018, apesar de time austríaco ter anunciado suspensão do desenvolvimento da peça
Apesar de a Red Bull ter anunciado a interrupção do desenvolvimento do Aeroscreen - uma das oções de proteção de cockpits para a Fórmula 1, apresentada pouco depois do Halo, criado pela Ferrari - a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) revelou que não descarta o dispositivo para 2018.
Com a peça necessitando de mais desenvolvimento para ser introduzida - especialmente no que tange à necessidade de maior espaço livre para a cabeça dos pilotos - o time austríaco decidiu interromper o trabalho no Aeroscreen para dedicar os recursos ao carro da equipe para 2017.
Embora a Red Bull ainda esteja esperando um relatório da FIA, a entidade indicou que deve trabalhar mais com o Aeroscreen após finalizar os trabalhos para a introdução do Halo na próxima temporada.
Teste de extração com Halo 2 foi satisfatório
A Ferrari apresentou o Halo 2, a versão revisada da proteção criada pelo time italiano, no GP da Áustria. Apesar de não ter entrado na pista com o dispositivo, testes estáticos foram realizados pela FIA, que trabalhou com médicos locais para avaliar como extrair um piloto de um carro com a peça em caso de acidente.
Embora a extração tenha demorado mais de dez minutos - tempo bem além do esperado em uma emergência real - e alguns problemas tenham sido apresentados, a FIA ficou satisfeita com a primeira experiência.
Novos testes serão feitos após o GP da Grã-Bretanha, com as equipes médicas já tendo trabalhado em um chassi com o Halo instalado para aperfeiçoar o procedimento de retirada de pilotos dos carros.
Os diretores técnicos devem realizar uma reunião com a FIA em Silverstone para discutir os resultados dos testes. A decisão final sobre a introdução ou não do Halo será feita pelo Grupo de Estratégia da F1. Segundo apurou o Motorsport.com, entende-se que a FIA está relutante em introduzir a peça por questões ligadas a padrões de segurança.
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