FIA exige que Ferrari pare de usar bolsa de gelo na câmera
Time é proibido de utilizar bolsa de gelo seco que estava criando polêmica nos bastidores da Fórmula 1
A FIA requisitou à Ferrari que pare de usar bolsas de resfriamento em sua câmera, após uma onda de intrigas sobre o que estaria por trás da tática da equipe.
Há várias corridas a Ferrari vem sendo vista com uma pequena bolsa de gelo seco colocada sobre a câmera onboard enquanto o carro estava nos boxes e antes das corridas, no grid de largada.
A Ferrari alegou que estava fazendo isso para manter a eletrônica da câmera refrigerada, mas outras equipes acreditavam que o motivo real era cobrir as lentes da televisão para que os rivais não pudessem ver o volante ou outras configurações do carro.
O diretor de prova da Fórmula 1, Charlie Whiting, analisou o assunto e, após algum desconforto da FOM sobre como suas câmeras estavam sendo tratadas, a Ferrari foi informada antes da corrida da Itália no último final de semana para parar com isso.
O aviso não impediu que a Ferrari continuasse a fechar a visão da câmera, embora tenha optado por usar um guarda-chuva para fazer isso em Monza.
Ferrari SF71H of Kimi Raikkonen
Photo by: Jon Noble
Um porta-voz da FIA confirmou que o órgão havia agido, e disse que continuará monitorando quaisquer preocupações que possam existir sobre a temperatura interna do carro.
"Pedimos à Ferrari para parar de usar esses bolsas de gelo", disse o porta-voz. “O principal motivo foi que a FOM não estava feliz com eles fazendo isso. A questão é uma das temperaturas internas da ECU, que a FIA continuará a monitorar com a FOM ”.
A FIA acrescentou que há teorias que a Ferrari estaria tentando esconder configurações que podem estar fora dos regulamentos também.
“A bolsa da câmera impediu que a televisão mostrasse o painel, o que inevitavelmente levou a várias teorias da conspiração, mas a realidade é que a FIA sabe tudo o que precisamos saber sobre o software do painel e é totalmente legal.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.