FIA explica punição maior a Vettel em incidente com Stroll
Diretor de provas, Michael Masi diz que alemão recebeu sanção maior que Lance Stroll por voltar à pista de maneira insegura e bater em outro carro
Sebastian Vettel rodou na chicane Ascari no início do GP da Itália e acabou na grama. Enquanto avançava para voltar à pista, acabou acertando o carro de Lance Stroll, com o canadense rodando.
Momentos depois, a tentativa de retorno de Stroll causou outro incidente, enquanto aparecia no caminho do piloto da Toro Rosso, Pierre Gasly, que teve que evitar ações e acabou atravessando o cascalho.
A FIA analisou os dois incidentes e Vettel recebeu uma stop-and-go de 10 segundos, enquanto Stroll recebeu um drive-through.
Michael Mais, diretor de provas, disse que o contato de Vettel em outro carro que foi o divisor de águas para uma punição maior ao alemão.
"Basicamente, a diferença entre os dois, é que Sebastian causou uma colisão", explicou Masi.
“Considerando que, com Lance e Pierre, esse foi apenas um retorno inseguro de pista. Essa é a diferença entre as duas penalidades aplicadas."
Embora os dois pilotos sugerissem que seu ângulo com o circuito, aliado ao apoio de cabeça da F1, significava que eles não podiam ver quando os carros estavam chegando, Masi calculou que não havia desculpa para não se mover até que tivessem certeza absoluta de que tudo estava claro.
Questionado pelo Motorsport.com sobre que conselho que daria aos pilotos no futuro se eles fossem pegos em uma situação semelhante, Masi disse: “Em caso de dúvida, seja o mais cauteloso.”
"As equipes têm tudo planejado. Na dúvida, seja um pouco cauteloso. Mas tudo aconteceu muito rapidamente. Era literalmente bang, bang, bang.”
Veja como terminou o GP da Itália de F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.