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FIA: Falta de ultrapassagens é preço por carros melhores

Jean Todt acredita em benefícios e malefícios de novo regulamento da Fórmula 1 e vê ultrapassagem como problema velho

Fernando Alonso, McLaren MCL32, leads Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17, and Esteban Ocon, Force India VJM10
Jean Todt, FIA President
Jean Todt, FIA President
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H, Max Verstappen, Red Bull Racing RB13, and the remainder of the field through the first corner
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17, leads Esteban Ocon, Force India VJM10, Lance Stroll, Williams FW40, and Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS17
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF70H
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H, Felipe Massa, Williams FW40, and the remainder of the field
Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H, leads Felipe Massa, Williams FW40

Uma das desvantagens da nova geração de carros da Fórmula 1 é a dificuldade que os pilotos têm encontrado de passar seus rivais. Lewis Hamilton chegou a sugerir após o GP da Austrália, que a situação atual é a pior que ele já passou em toda sua carreira de dez anos na F1.

"É algo fundamental, mas provavelmente está pior agora do que já foi", disse ele sobre as dificuldades de ultrapassagem.

"Definitivamente não vai melhorar. Vai ser o mesmo pelo resto da temporada."

Falando antes da corrida na Austrália, o presidente da FIA, Jean Todt, reconheceu que é provável que tenhamos menos ultrapassagens em 2017, mas não vê que isso seja algo demasiado negativo para o esporte.

"Ultrapassar sempre foi um problema no automobilismo", explicou Todt. "Me lembro de corridas há 20 ou 30 anos atrás, quando um carro com pneus novos que era três ou quatro segundos mais rápido e não conseguia passar por um carro com pneus velhos, porque a ultrapassagem era difícil.”

"Claramente nós podemos descobrir que as ultrapassagens serão ainda mais difíceis neste ano, mas tentamos encontrar maneiras de fazer a ultrapassagem mais fácil com DRS e outras tecnologias.”

"Talvez os novos regulamentos tornem as ultrapassagens mais difíceis, mas talvez seja o preço a pagar para ter carros mais largos e com mais aerodinâmica."

A FIA está disposta a considerar aumentar as zonas de DRS após o GP da China, quando acredita-se que será tida uma ideia melhor sobre o quão difícil é ultrapassar.

Todt também sugeriu que a longo prazo a F1 talvez precise repensar seu conceito aerodinâmico para garantir que os futuros carros possam seguir uns aos outros mais de perto.

"É algo que precisamos abordar quando formos falar sobre regulamentos no futuro."

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