Recomendado para você

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP
Últimas notícias

FIA indica classificação 100% eliminatória já para Austrália

Apesar de alerta de que sistema de cronometragem poderia não ficar pronto a tempo, Conselho Mundial Desportivo da entidade mantém plano inicial

Largada: Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team lidera

A Fórmula 1 planeja ir adiante com a proposta original de um sistema de qualificação 100% eliminatório já no GP da Austrália, apesar das reivindicações de Bernie Ecclestone de que ele não poderia ser introduzido a tempo da primeira etapa no dia 20 de março.

Equipes de F1 e dirigentes inicialmente apoiaram a ideia de um sistema de classificação revisado na abertura da temporada em Melbourne, depois de o novo formato receber o apoio do Grupo de Estratégia e da Comissão da F1.

No entanto, apenas alguns dias depois da votação, Ecclestone revelou que o novo sistema teria de ser adiado porque a sua empresa não poderia obter os sistemas de cronometragem a tempo.

Mas em uma reunião do Conselho Mundial Desportivo da FIA nesta sexta-feira, em Genebra, a decisão foi ratificar a proposta original.

Entende-se que a decisão veio após consultas de última hora com a FOM, que resultou na garantia de que os sistemas poderiam ser preparados a tempo.

Q3

Apesar de uma proposta alternativa de qualificação ter sido acordada no início desta semana com os gerentes da equipe - com eliminação no Q1 e Q2 e velho formato no Q3 -, sem a aprovação do Grupo de Estratégia e da Comissão da F1 não há nenhuma maneira de ela ser introduzida no tempo.

O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA só é capaz de aprovar ou rejeitar regras - ele não pode alterá-las.

O novo sistema resultará em pilotos sebno eliminados em intervalos regulares ao longo de qualificação, com o Q3 acabando em uma disputa final entre dois pilotos.

Veja como é o sistema aprovado

Q1

-16 minutos de duração;
- Após sete minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado, até a bandeira quadriculada;
- sete pilotos eliminados, 15 avançam para o Q2.

Q2

-15 minutos de duração;
- Após seis minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado, até a bandeira quadriculada;
- sete pilotos eliminados, oito avançam para o Q3.

Q3

-14 minutos de duração;
- Após cinco minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado até que, a 1min30s do final, restarão os dois pilotos que lutarão pela pole position.

Artigo anterior Vettel diz que proteção Halo poderia ter salvado vidas
Próximo artigo Vettel: "nova classificação vai contra DNA da F1"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros