Recomendado para você

Porsche Cup: Pedro Villela faz as duas poles da Sprint Trophy em Interlagos

Porsche Cup: Pedro Villela faz as duas poles da Sprint Trophy em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Pedro Villela faz as duas poles da Sprint Trophy em Interlagos
AO VIVO: Assista à classificação para os 500km de Interlagos da Porsche Cup Brasil

AO VIVO: Assista à classificação para os 500km de Interlagos da Porsche Cup Brasil

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
AO VIVO: Assista à classificação para os 500km de Interlagos da Porsche Cup Brasil
F1: FIA confia que novo regulamento técnico tornará corridas "emocionantes" em 2026; entenda

F1: FIA confia que novo regulamento técnico tornará corridas "emocionantes" em 2026; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: FIA confia que novo regulamento técnico tornará corridas "emocionantes" em 2026; entenda
Porsche Cup: Leite / Carbone lideram TL2 da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup: Leite / Carbone lideram TL2 da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Leite / Carbone lideram TL2 da Sprint Challenge em Interlagos
Autosport Awards: Fãs votam no Momento do Ano, apresentado pelo Circuito Internacional do Bahrein

Autosport Awards: Fãs votam no Momento do Ano, apresentado pelo Circuito Internacional do Bahrein

Autosport Awards
Autosport Awards
Autosport Awards: Fãs votam no Momento do Ano, apresentado pelo Circuito Internacional do Bahrein
Passaria pelo triturador? Verstappen opina sobre diretrizes de corrida da F1

Passaria pelo triturador? Verstappen opina sobre diretrizes de corrida da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Passaria pelo triturador? Verstappen opina sobre diretrizes de corrida da F1
VÍDEO F1: Sainz se esquiva de pergunta sobre polêmica da Ferrari com meme de personagem dos Muppets

VÍDEO F1: Sainz se esquiva de pergunta sobre polêmica da Ferrari com meme de personagem dos Muppets

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
VÍDEO F1: Sainz se esquiva de pergunta sobre polêmica da Ferrari com meme de personagem dos Muppets
F1 - Wolff: "Hamilton é um pouco como um peixe fora d'água" na Ferrari

F1 - Wolff: "Hamilton é um pouco como um peixe fora d'água" na Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Wolff: "Hamilton é um pouco como um peixe fora d'água" na Ferrari
Últimas notícias

FIA insiste que proibições de rádio não limitam estratégias

Entidade que governa a Fórmula 1 justifica medida dizendo que influência dos engenheiros nas corridas era “intolerável”

Ferrari - equipamentos

Buscando melhorar a dinâmica das provas e deixar essencialmente o piloto no comando de sua corrida, a FIA resolveu estabelecer uma menor comunicação via rádio pelas equipes em 2016. Porém, para muitos, "lei da mordaça" não irá fazer uma grande diferença nos GPs.

Fernando Alonso foi um dos pilotos céticos quanto à nova regra.

"Você vai seguir as informações da sua equipe que foram te dadas duas horas antes da corrida", disse ele.

"Voltas de parar, gestão dos pneus, gestão dos freios e o que você precisa fazer. Não há mais tempo para falar sobre isso e você vai seguir tudo como um robô. Acho que este não é o objetivo da coisa."

Mudanças de estratégia

Porém, o diretor de provas da Fórmula 1, Charlie Whiting, acha que a porta ainda está aberta para o pensamento inteligente dos times e acredita que não haverá menos chance de as equipes fazerem algo diferente com a corrida em andamento.

"Os times podem dizer ao piloto para entrar nos boxes", disse Whiting em um vídeo postado no site da FIA.

"Eles poderão colocar os pneus que quiserem no carro. Eles serão os únicos que sentirão qual será a mudança de estratégia. Eles vão colocar os pneus certos no carro."

"Então, eu duvido que vá mudar muito para ser honesto a esse respeito."

Influência "intolerável"

Whiting disse que a decisão de ir mais longe com os limites do rádio neste ano foi motivada porque a influência das equipes estava muito grande.

"Eu acho que o ponto principal é que o piloto deve fazer as coisas", explicou. "Ele deveria estar dirigindo o carro, fazendo as coisas que se espera que um piloto faça.”

"Mas ao longo dos últimos anos, os pilotos tem tido dos engenheiros muitas informações para gerenciar cada aspecto do carro. E nós realmente sentimos que tínhamos chegado a um nível intolerável."

Ação na classificação

Whiting acrescentou que também acredita que o novo formato de eliminação na classificação pode ajudar a produzir mais ação durante o treino, aumentando a chance de misturar o grid.

"A principal razão para fazermos isso é mantermos a emoção durante todo o tempo. Haverá sempre algo para se comentar com um piloto eliminado a cada 90 segundos após a primeira eliminação. Sempre haverá ação.”

Artigo anterior Com chuva, Hamilton lidera primeiro treino do ano
Próximo artigo Hamilton lidera dia chuvoso; brasileiros não marcam tempo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros