FIA não vê problema em área de escape escorregadia na Alemanha
Trecho da pista com material para corridas de arrancada vitimou pilotos como Leclerc, que definiu a área como "inaceitável"
Diretor de prova da Fórmula 1, Michael Masi acedita que não havia nada de errado com a polêmica área de escape no circuito de Hockenheim em que Charles Leclerc e outros pilotos tiveram incidentes no GP da Alemanha deste domingo (relembre o resultado em galeria no fim desta matéria). O trecho é usado para corridas de arrancada e tem um material especial que deixa o asfalto mais escorregadio na chuva, o que dificulta muito a frenagem em caso de escapada.
Leclerc foi um dos vários pilotos que se viram em apuros depois de escaparem na sequência final de curvas e correrem por uma área molhada do trecho. O piloto da Ferrari definiu aquele ponto como “inaceitável”. Lewis Hamilton e Nico Hulkenberg também tiveram problemas por lá, enquanto Carlos Sainz, Kimi Raikkonen e Lando Norris tiveram incidentes que acabaram não rendendo batidas, mas quase.
Masi estava ciente das preocupações dos pilotos sobre a situação e conduziu uma inspeção pós-corrida da área, mas o diretor de provas insistiu que não há problemas: "Nós inspecionamos e demos uma olhada novamente depois com a água nisto. Está bem. Até Sebastian [Vettel] é citado dizendo que normalmente é uma das partes com mais grip da pista e não é diferente de qualquer outra área de escape, para ser bem sincero.
"Por mais que você possa fazer qualquer coisa para se certificar de que é tinta antiderrapante, ela ainda é mais escorregadia do que a asfalto sem pintura quando há chuva. Isso os pune por cometer erros e foi assim aqui".
"Todos os 20 pilotos têm sido muito consistentes em suas visões de que, se eles saírem da pista, deveria haver consequências de fazê-lo”, ponderou Masi. "Talvez logo depois de uma corrida eles tenham uma visão diferente sobre o modo como isso os afetou, mas, como um grupo, têm sido consistente na opinião de que deve haver consequências”.
Novato da McLaren, Lando Norris quase bateu após passar pela área de escape. Ele falou sobre o incidente: “Eu estava tipo "oh, porcaria, isso não vai ser bom. Foi o maior susto. É muito perigoso, para ser honesto, porque você simplesmente não perdia velocidade. E uma vez que você acertar a barreira de pneus, não pode fazer nada. É algo que precisa ser mudado para a próxima vez".
GALERIA: Relembre o resultado do GP da Alemanha de F1 em imagens
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.