FIA: Não violaremos as regras ao não permitir a entrada de novas equipes na F1
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, disse que entendia por que as equipes atuais haviam expressado preocupação com a expansão do grid, mas destacou que a entidade não podia violar as regras e não passar os interessados pelo processo de recrutamento
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) abriu, em fevereiro deste ano, o processo de carta de intenção para as equipes que desejam se juntar à Fórmula 1. Posteriormente, várias indicaram que gostariam de fazer parte do grid, mas os membros atuais continuam relutantes em aceitar por medo de perder receita.
Além disso, o CEO da F1, Stefano Domenicali, disse recentemente que acredita que dez equipes são "mais do que suficientes". Mas o processo continua, com a FIA e a F1 decidindo até o final do mês quais equipes serão aceitas. "Há algumas que querem participar", disse Bin Sulaym ao GrandPrix247.
"Estamos felizes que elas estejam expressando interesse. Estamos trabalhando com a FOM e com Stefano Domenicali." Tanto a F1 quanto a FIA poderiam bloquear a entrada de um candidato em potencial e o presidente sabe que os membros das equipes atuais não querem uma expansão.
"Eu vejo as perguntas que as equipes estão fazendo. Isso é realmente importante e nós da FIA temos preocupações semelhantes." Contudo, a FIA não pode rejeitar candidatos que tenham cumprido as condições estabelecidas.
"Quando se trata da carta de intenções, existem regras e não podemos impedir uma candidatura só porque temos outras opções. Além disso, não podemos dizer não se eles atenderem a todas as condições. Portanto, entendo as preocupações dos outros, mas não podemos violar as regras."
"Espero que eles entendam nossa posição com relação a isso. É por isso que podemos seguir em frente juntos. Mas uma coisa que eu definitivamente não farei é quebrar as regras", concluiu Ben Sulayem, que também está satisfeito com o fato de a Honda ter anunciado seu retorno em 2026, pois isso garantirá seis fabricantes de motores na série.
Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se já há como comparar Verstappen e Senna na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.