Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

FIA oficializa formato eliminatório para classificação da F1

Novo sistema já entrará em vigor na abertura da temporada, na Austrália, no fim de semana de 19 e 20 de março

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06

A FIA confirmou nesta sexta-feira o novo regulamento para o treino classificatório da Fórmula 1, depois que o formato eliminatório recebeu a aprovação final para a introdução na quinta-feira.

Como Motorsport.com revelou, a Comissão da F1 aprovou por unanimidade alterações ao Regulamento Desportivo do esporte que irão resultar em um ajuste ao formato de qualificação da corrida de abertura da temporada, na Austrália.

Ela entrará em vigor apesar das preocupações de que a Ferrari poderia optar por bloquear a alteração, diante do seu ceticismo sobre os benefícios de se afastar do formato de qualificação anterior que tinha se provado popular.

Com as mudanças aprovadas, as novas regras já foram declaradas oficiais em alterações no artigo 33 do Regulamento Desportivo da F1.

Veja como será o novo treino que define o grid de largada da F1

Q1

-16 minutos de duração;
- Após sete minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado, até a bandeira quadriculada;
- sete pilotos eliminados, 15 avançam para o Q2.

Q2

-15 minutos de duração;
- Os tempos do Q1 são zerados para os pilotos remanescentes  
- Após seis minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado, até a bandeira quadriculada;
- sete pilotos eliminados, oito avançam para o Q3.

Q3

-14 minutos de duração;
- Os tempos do Q2 são zerados para os pilotos remanescentes  
- Após cinco minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado até que, a 1min30s do final, restarão os dois pilotos que lutarão pela pole position.

Observação: O procedimento acima é baseado em 22 carros elegíveis para participar do treino. Se 24 carros ficarem elegíveis, oito serão excluídos depois do Q1 e do Q2, e se 26 carros forem elegíveis, nove carros serão excluídos depois de Q1 e Q2, e assim por diante.

Se necessário, os intervalos entre as sessões e eliminações serão ajustados para assegurar que o Q3 continue inalterado.

Artigo anterior Bernie põe GP do Brasil sob risco; organização garante prova
Próximo artigo Red Bull dispensará piloto que não render, alerta consultor

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros