FIA proíbe 'truque' nas aletas de asa em equipes da Fórmula 1
A FIA agiu para inibir modificação em peça da asa dianteira que poderia estar dando vantagem de acerto do carro entre classificação e corrida
Com as equipes sofrendo para achar o acerto ideal nas novas regras aerodinâmicas de 2019 na Fórmula 1, chegou a ser especulado após o GP da Austrália que alguma equipes acharam uma forma inteligente de fazer o acerto do carro entre o treino classificatório e corrida.
Especulou-se que alguns pilotos e equipes estavam mudando a localização das aletas da asa dianteira - chamadas em inglês de "Gurney flaps" - sobre as condições de parque fechado entre o treino classificatório e a corrida.
Isso ajudaria as equipes de diversas formas, seja por andar no sábado com mais pressão aerodinâmica ou por ajudar no equilíbrio do carro na corrida e diminuir o desgaste dos pneus.
Apesar das equipes não serem permitidas a mudar partes específicas do carro entre sábado e domingo, o argumento era que as regras não diziam especificamente sobre mexer em componentes que tinham sido usados no treino classificatório.
O regulamento da Fórmula 1 diz: "O acerto aerodinâmico da asa dianteira pode ser ajustado usando as partes já existentes. Nenhuma parte pode ser adicionada, retirada ou trocada".
Se uma equipe tirasse a aleta que usou na classificação e colocar em outra parte do carro, em teoria não violaria a regra.
Com a FIA ciente desse truque, ela olhou o problema no fim de semana no Bahrein.
Apesar da FIA não acreditar que alguma equipe tenha feito isso no Grande Prêmio da Austrália para burlar as regras, ela proibiu a atividade daqui em diante.
Quem tentar mudar as aletas de posição será taxado com uma violação das regras de parque fechado.
Williams, Alfa Romeo, Red Bulld e Renault usaram as aletas na asa dianteira até aqui nesta temporada.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.