FIA proíbe uso de aletas no retrovisor da Ferrari
Time poderá continuar utilizando dispositivo no GP da Espanha, mas não poderá tê-lo em Mônaco
As aletas introduzidas pela Ferrari no halo devem desaparecer antes do GP de Mônaco, após um mau entendimento sobre a interpretação das regras entre a FIA e a equipe italiana.
As equipes não estão autorizadas a colocar aletas nesta área, mas a Ferrari insistiu que o objetivo principal das asas era fazer parte do sistema de montagem dos espelhos - pela primeira vez no halo neste fim de semana - depois de a FIA dar a permissão para isso em uma recente Directiva Técnica.
No entanto, várias equipes rivais questionaram a legalidade do design geral da Ferrari, que incorpora as aletas. A FIA agora tem uma visão diferente da Ferrari, e assumiu que o objetivo principal dos aletas é aerodinâmico.
A Ferrari foi informada que elas não serão permitidas a partir da próxima corrida, apesar de poderem competir pelo resto do fim de semana na Espanha.
Normalmente, em tais casos, uma Diretiva Técnica seguirá para um esclarecimento.
Depois de ver o design da Ferrari na quinta-feira, o chefe de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, deixou claro que as equipes sempre buscarão uma vantagem aeroespacial, especialmente no que diz respeito a espelhos.
"Os espelhos são formas aerodinâmicas desagradáveis", disse ele. "E as equipes gostariam, idealmente, de não ter nenhum espelho, e claramente existe um regulamento que exige que os espelhos estejam em certas posições e tenham certa visibilidade.”
"Então, tenho certeza de que quando uma equipe se aproxima e diz: 'queremos montá-lo aqui', é porque eles sentem que vai ser um pouco melhor aerodinamicamente, não temos dúvidas sobre isso. Isso inclui a montagem do halo também."
Ele ressaltou que a FIA queria manter o controle sobre o desenvolvimento nesta área.
"Agora é nossa responsabilidade garantir que as regras sejam específicas o suficiente, e esperamos também fazer melhorias no futuro para garantir que os espelhos atinjam sua função real, que é poder ver atrás, e pare de ser usado para fins aerodinâmicos.”
"Mas enquanto houver um grande dispositivo em algum lugar no ar, as equipes sempre se preocuparão com o efeito aerodinâmico. Portanto, é nossa responsabilidade regular adequadamente."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.