Recomendado para você

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento
Análise

Entenda por que o futuro da Renault na Fórmula 1 segue duvidoso

Companhia francesa sofreu queda de 80% nas vendas em abril devido ao novo coronavírus e o empréstimo estatal de cinco bilhões de euros concedido não é suficiente

Detail of the nose and front wing on the Renault F1 Team R.S.20

A Renault está em uma situação financeira bastante preocupante, após registrar uma queda de 80% nas vendas em abril. Um duro golpe para uma empresa que não estava mais navegando em águas calmas às vésperas do coronavírus e que agora é forçada a realizar uma série de cortes que afetarão muitos setores.

Segundo algumas informações da França, várias fábricas no país fecharão, incluindo a que faz o Alpine A110, um modelo histórico que deveria ser relançado.

Leia também:

Os cortes podem chegar a 2 bilhões de euros, uma medida necessária, apesar do empréstimo estatal de 5 bilhões de euros do governo francês, dono de 15% da Renault, para facilitar a reativação.

Nesse contexto, há quem teme que o programa de Fórmula 1 seja afetado pelos cortes, pois representa um elemento significativo e os resultados ainda não alcançaram as expectativas.

Os responsáveis ​​pela equipe de Fórmula 1 enfrentam uma corrida contra o relógio, na qual terão que tentar convencer o conselho de diretores da empresa de que o limite de orçamento pode garantir a curto prazo gestão financeira sustentável, sem grande ajuda da controladora.

A resposta virá nos próximos dias e esclarecerá os planos a longo prazo da Renault. As equipes de Fórmula 1 devem assinar o novo Pacto de Concórdia, que implica o compromisso de garantir sua presença no campeonato pelos próximos cinco anos.

Nesta fase, grandes equipes poderão reduzir seus orçamentos entre 20 e 40%, já que os novos regulamentos imporão um limite máximo de gastos de 133 milhões de euros em 2021, 128 em 2022 e 124 de 2023 a 2025.

Um orçamento teoricamente sustentável com liberdade garantida de renda e uma lista aceitável de patrocinadores.

Não apenas a Renault está com problemas, em geral, toda a Fórmula 1. A presença no campeonato oficial de equipes dos fabricantes sempre foi um fator muito positivo e, curiosamente, o último a sair foi a própria Renault em 2010. A Renault manteve o programa como fabricante, conseguindo quatro títulos com a Red Bull.

A empresa francesa iniciou sua terceira etapa como equipe na Fórmula 1 em 2016, mas os resultados até agora não corresponderam a presenças anteriores, um aspecto que não representa valor agregado em um momento como hoje.

GALERIA: Relembre os carros da Renault na F1

1977: Renault RS01
Piloto: Jean-Pierre Jabouille
1978: Renault RS01
Piloto: Jean-Pierre Jaboullie
1979: Renault RS10
Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille
1980: Renault RE20
Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie
1981: Renault RE30
Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1982: Renault RE30
Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1983: Renault RE40
Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost
1984: Renault RE50
Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick
1985: Renault RE60
Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick
2002: Renault R202
Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli
2003: Renault R23
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli
2004: Renault R24
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve
2005: Renault R25
Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2006: Renault R26
Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2007: Renault R27
Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen
2008: Renault R28
Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet
2009: Renault R29
Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet e Romain Grosjean
2016: Renault R.S.16
Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer
2017: Renault R.S.17
Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.
2018: Renault R.S.18
Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.
2019: Renault R.S.19
Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo
2020: Renault R.S.20
Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon
22

Entenda por que Ricciardo e McLaren podem brigar pelo topo da F1

PODCAST: Alain Prost: 'apenas' o vilão dos brasileiros ou gênio incompreendido?

 

Artigo anterior Análise técnica: as mudanças no assoalho que devem deixar os carros de 2021 da F1 mais lentos
Próximo artigo Ecclestone diz que F1 não terá temporada "de verdade" em 2020 e defende cancelamento

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros