Últimas notícias
Fórmula 1 GP de Mônaco

Gasly e Giovinazzi são punidos por atrapalhar rivais

Piloto da Red Bull obstruiu volta de Romain Grosjean enquanto italiano da Alfa Romeu impediu a passagem de Nico Hulkemberg

Pierre Gasly, Red Bull Racing RB15

Pierre Gasly foi punido em 3 posições após obstruir a passagem de Romain Grosjean na saída da curva do casino nos momentos finais do Q2. Outro punido foi o piloto da Alfa Romeo, Antonio Giovinazzi, que de acordo com a decisão dos comissários, “impediu de forma desnecessária” a passagem de Nico Hulkemberg na subida da Rascasse, durante o Q1.

Leia também:

O incidente envolvendo Grosjean e Gasly, impediu o piloto da Haas de tentar melhorar seu tempo, sendo eliminado no Q2 enquanto seu companheiro, Kevin Magnussen, avançou ao Q3.

Gasly, que avançou à fase final do treino classificatório, conseguiu a quinta posição, mas largará em oitavo em decorrência da punição. Além de sair atrás, o piloto da Red Bull também somou um ponto em sua superlicença.

“O piloto do carro n.º 8 (Grosjean) precisou frear fortemente para evitar uma colisão com o carro n.º 10 (Gasly), o que claramente desacelerou sua volta de preparação e o tirou de sua trajetória. Naquele momento o carro n.º 8 era claramente o único carro em uma volta rápida na área do incidente e os fiscais aceitaram que o piloto do carro n.º 10 não teve a oportunidade de enxergar o carro n.º 8, mas a equipe admitiu que falhou em alertar o piloto”.

Magnussen, Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat foram os pilotos beneficiados pela decisão dos comissários pois avançaram uma posição no grid.

Perguntado sobre o ocorrido, Grosjean disse: “Pobre rapaz, ninguém o alertou de nada. Isso teve grandes, grandes consequências para mim porque eu não pude entrar no Q3 e acabei na 13ª posição. Acho que a Red Bull f*** com ele, porque não havia nada que Pierre pudesse fazer”.

Giovinazzi também perdeu três posições e ganhou punição de um ponto em sua licença. Os fiscais aceitaram que o italiano foi alertado muito tarde da aproximação de Hulkenberg, mas destacaram que ele “teve a oportunidade de dar mais espaço independente do alerta do time”.

Assim como Grosjean fez em relação a Gasly, Hulkenberg absolveu Giovinazzi.

“É claro que não foi o ideal. Eu fui aos fiscais com o incidente. Basicamente, o time alertou Antonio muito tarde, o que não é muito perdoável, porque nessas curvas você não consegue ver um carro vindo. Não foi realmente culpa dele, mas isso não me ajudou em nada no Q1”.

Com a punição, Giovinazzi que originalmente largaria de 15º, sairá atrás de Charles Leclerc, e dos dois pilotos Racing Point, Sergio Perez e Lance Stroll.

 

Com a colaboração de Oleg Karpov e Adam Cooper

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton supera Bottas e faz pole em Mônaco; Ferrari comete gafe com Leclerc
Próximo artigo Ferrari admite que assumiu riscos desnecessários com Leclerc

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil