Fórmula 1: GP da Espanha pode ficar no calendário para 2020
Fontes revelaram ao Motorsport.com que as negociações para a extensão de contrato da pista de Barcelona com a F1 avançaram
O GP da Espanha pode permanecer no calendário da Fórmula 1 em 2020, já que fontes revelaram ao Motorsport.com que autoridades de Barcelona estão em negociações avançadas para um novo acordo.
A corrida é um dos cinco eventos da F1 cujos contratos terminam neste ano e havia uma crença de que a Espanha perderia seu espaço. Os proprietários da F1, a Liberty Media, têm deixado claro que o calendário provavelmente permanecerá com 21 corridas na próxima temporada e a adição de novos GPs na Holanda e no Vietnã (veja em galeria no fim desta matéria) significaria que duas provas atuais seriam perdidas.
Acreditava-se que o México venceria a Espanha e a Alemanha para obter o último posto disponível. Embora a situação não pareça positiva para a Espanha, entende-se que as discussões avançaram e que um plano está sendo implementado para uma prorrogação de um ano.
Isso daria espaço para tentar negociar um contrato de longo prazo a partir de 2021, o que é especialmente importante considerando que a incerteza sobre o governo espanhol pode não ser resolvida até o final deste ano.
Para avançar, porém, entende-se que o governo ofereceu uma garantia da taxa de hospedagem como uma medida de curto prazo. Caso o acordo de 2020 seja assinado, a próxima questão será quando a corrida será disputada.
Anteriormente, esperava-se que a temporada europeia da F1 se iniciasse com o GP holandês, mas isso não foi definido. A temporada de 2020 da F1 começará na Austrália em 15 de março. Depois, Bahrein, Vietnã e China, provavelmente. Isso deixaria a primeira corrida europeia marcada para a data de 3 de maio.
Com a Holanda enfrentando um prazo apertado para fazer suas modificações no circuito de Zandvoort e na infraestrutura, houve sugestões de que o evento poderia ser ‘adiado’ - e a Espanha retomaria seu tradicional posto como a primeira corrida europeia.
O GP holandês ainda poderia ter uma vaga provisória em 10 de maio, o que daria liberdade adicional à Liberty se o circuito precisar de mais tempo. Um outro cenário é a Holanda receber a vaga de 3 de maio e a Espanha ser transferida para muito mais tarde na temporada, embora isso seja algo que os organizadores da corrida não querem.
O presidente do circuito de Barcelona, Vicenc Aguilera, disse ao Motorsport.com no início deste ano: "Setembro não é bom, isso não será aceitável para nós, porque temos chuva típica aqui. É uma coisa louca, e nós teríamos uma grande bagunça - seria um desastre. E por que você deveria pagar por um desastre? Julho é muito quente. Deve ser em maio. Mas eu não vou discutir datas até que tenhamos um contrato”.
Enquanto as tratativas se arrastam, confira quais etapas já estão confirmadas para a temporada 2020 na galeria abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.