GP da França: FIA rebate pilotos e diz que largada seguiu as regras
Autoridades da Federação Internacional de Automobilismo dizem que não há motivo para reclamações, pois procedimento seguiu regulamento
A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) disse que o rápido apagar das luzes de largada no GP da França de Fórmula 1 não deveria ter pego nenhum piloto de surpresa, porque a possibilidade está prevista no regulamento e todas as equipes e pilotos têm conhecimento do procedimento.
A largada das corridas segue uma contagem regressiva de cinco segundos, em que cinco lâmpadas vermelhas são acesas e na sequência apagadas, uma a cada segundo, até que não reste mais nenhuma ligada e a prova seja iniciada. A reclamação dos pilotos veio após as luzes se apagarem mais rápido do que a velocidade com que estão acostumados.
Sebastian Vettel foi um dos poucos pilotos a admitir que se atrasou na largada por conta da velocidade com que as luzes foram apagadas. “Eu acho que todo mundo ficou um pouco surpreso pelo quão rápido as luzes se apagaram, porque elas tinham acabado de serem acesas e então logo desigaram”, explicou o piloto da Ferrari. “Provavelmente eu não fui o único a reagir um pouco tarde”.
Mas, apesar de as luzes terem ficado acesas por menos de um segundo, o diretor de provas, Michael Masi, deixou claro que o curto período não está fora do padrão. “A sequência foi normal. Estava tudo dentro das normas”, disse Masi. “Alguns pilotos disseram que foi um pouco rápido, mas certamente foi dentro das tolerâncias que temos no regulamento”.
Veja a largada do GP da França:
O procedimento de largada é controlado por Christian Bryll, que assumiu o papel desde o GP do Bahrein, quando as tarefas do ex-diretor de provas Charlie Whiting foram divididas entre Bryll e Masi. Mas Bryll não tem restrições para escolher quando decide que as luzes devem ser apagadas, pois as regras da F1 são abertas quanto à forma com que os organizadores lidam com a luz de partida.
O artigo 36.9 do regulamento esportivo diz: “Uma vez que os carros tenham parado, a luz dos cinco segundos vai aparecer, seguida pela de quatro, três, dois e um. A qualquer momento após a luz de um segundo aparecer, a corrida será iniciada pelo apagar de todas as luzes vermelhas”.
Questionado em relação às reclamações dos pilotos, Masi respondeu: “Pode ter sido assim da perspectiva deles, mas na verdade foi em um tempo dentro das regras, tudo realmente dentro dos limites”.
Veja as imagens do GP da França de F1:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.