Recomendado para você

F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren

F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren
F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe

F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe
F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"

F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"
Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta

Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta
F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"

F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"
F1: Voo de Bortoleto atrasa e Sauber remarca compromissos de mídia do brasileiro no GP do Catar

F1: Voo de Bortoleto atrasa e Sauber remarca compromissos de mídia do brasileiro no GP do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Voo de Bortoleto atrasa e Sauber remarca compromissos de mídia do brasileiro no GP do Catar
F1: Como Norris e Piastri lidam com 'ameaça Verstappen' após desclassificação em Las Vegas

F1: Como Norris e Piastri lidam com 'ameaça Verstappen' após desclassificação em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Como Norris e Piastri lidam com 'ameaça Verstappen' após desclassificação em Las Vegas
F1: Podendo ser campeão no Catar, Norris promete 'não ter medo de arriscar'

F1: Podendo ser campeão no Catar, Norris promete 'não ter medo de arriscar'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Podendo ser campeão no Catar, Norris promete 'não ter medo de arriscar'
Últimas notícias

GPDA quer que F1 não se "arrependa amargamente" sobre Halo

Presidida por Alex Wurz, associação de pilotos se pronunciou sobre a não introdução do dispositivo de segurança em 2017

Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H, running the Halo cockpit cover, locks up under braking
(L to R): Alex Wurz, Williams Driver Mentor / GPDA Chairman with Stoffel Vandoorne, McLaren Test and Reserve Driver
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover
(L to R): Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 with Alex Wurz, Williams Driver Mentor / GPDA Chairman
Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover
Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover
Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover
Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover

A GPDA teve grande interesse no desenvolvimento do Halo e era totalmente a favor que o dispositivo fosse introduzido no próximo ano para ajudar a minimizar os perigos da F1.

Mas, depois de uma votação do Grupo de Estratégia, em Genebra nesta quinta-feira, as equipes e os comandantes da F1 decidiram adiar a introdução de qualquer proteção de cabeça no cockpit até 2018.

A decisão deixou Wurz profundamente decepcionado , colocando o esporte em "território desconhecido", na espera de algum grande acidente no próximo ano, quando o Halo poderia ajudar.

"Minha opinião pessoal é que o resultado do Grupo de Estratégia de hoje, se ratificado pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, representa muito mais do que apenas um voto contra o Halo ou um atraso na introdução de proteção de cabeça", disse Wurz ao Motorsport.com.

"Esta decisão traz a F1 para território desconhecido de muitas formas. Vamos aguardar o raciocínio ao redor disso, mas, por agora, isso pode ser visto quase como 'negócios em primeiro e segurança em segundo'."

Benefícios de segurança

Ele acrescentou: "O Halo não é esteticamente bonito, mas experimentos científicos realizados por especialistas provaram que ele tem a capacidade de salvar vidas."

"Nas últimas apresentações dos especialistas de segurança da FIA, entendi que o sistema foi apresentado pronto para uso. Eu também entendi que os carros já estão sendo projetados para o conceito do Halo."

"Além disso, ele seria, naturalmente, melhorado de forma contínua, e essas melhorias incluiriam considerações estéticas - incluindo o uso de melhores e mais avançadas tecnologias de materiais, para um conceito ainda mais eficiente."

"Então, levando todos esses fatores em consideração, é bastante surpreendente que a F1 não adote o conceito do Halo para 2017."

"Espero que a decisão de hoje não seja aquela que um dia vamos todos nos arrepender amargamente."

Elementos de risco

Embora tenha havido sugestões de que a introdução de Halo tiraria o elemento perigo da F1, Wurz não concorda.

Ele acha que há outros aspectos do esporte que podem ser melhorados para manter os fãs interessados. E carros mais seguros significa que as velocidades podem subir.

"O Halo ou qualquer dispositivo que no futuro venha a ser desenvolvimento não está tirando a coragem dos pilotos", disse ele. "Ainda se necessita de habilidades para bater os melhores pilotos do mundo."

"Se temos carros mais seguros, não é só bom para a sustentabilidade do esporte, também pode significar que poderemos deixar uma corrida com carros mais rápidos e pilotos mais agressivos."

Artigo anterior Vettel rebate críticas ao Halo: "nada justifica a morte"
Próximo artigo Vencedor em 2014, Rosberg lidera primeiro treino na Alemanha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros