Grande surpresa do dia, Perez e Kobayashi são desclassificados
Dupla da Sauber, que havia conquistado um sétimo e oitavo lugares, é excluída por irregularidades no carro. Com isso, Massa ganha duas posições
Enquanto o mais jovem campeão da história da Fórmula 1 triunfava mais uma vez, o mais novo entre os estreantes deste ano brilhava no meio do pelotão. Sergio Perez, de 21 anos, foi o sétimo colocado na prova, ultrapassou a Ferrari de Felipe Massa e, de quebra, ainda superou seu companheiro de Sauber, Kamui Kobayashi, que foi o oitavo, em um grande dia para a equipe suíça.
Cerca de três horas após a prova, no entanto, veio a confirmação da FIA de que os carros da Sauber infringiam os itens 3.10.1 e 3.10.2 do regulamento técnico. As regras determinam o posicionamento da carenagem na região traseira.
A equipe suíça anunciou que vai apelar da decisão.
O diretor técnico da equipe, James Key, se disse surpreso com a decisão. “Parece que havia um problema com a superfície de nosso elemento superior da asa traseira. É uma área que não interfere no funcionamento do componente e, portanto, tem relativamente pouca importância para a sua funcionalidade. Certamente, isso não gera ganho de performance. Estamos checando melhor o desenho das peças para entender a situação”, garantiu.
Com a exclusão, Felipe Massa ganhou duas posições e foi classificado em sétimo. Buemi subiu para oitavo e a dupla da Force India, Adrian Sutil e Paul Di Resta, fechou as posições nos pontos.
A decisão jogou um balde de água fria no que foi uma grande performance do time. Falando com exclusividade ao TotalRace antes da punição, o mexicano reconheceu o trabalho de seu time. "Foi uma corrida incrível. Estou feliz pelo resultado de hoje. Queria agradecer à equipe Sauber", afirmou.
O desempenho do jovem surpreendeu o chefe da equipe. Peter Sauber, do alto de seus mais de 40 anos de envolvimento com o esporte, se disse “perplexo”. “Não esperava um resultado como esse, de jeito nenhum”, falou ao TotalRace logo após a prova. “O oitavo lugar de Kamui estava nos planos, pois ele largou em nono e era algo que poderíamos esperar. Mas o pulo 13º para sétimo de Sérgio só foi possível graças à sua maneira de lidar com os pneus.”
Perez largou em 13º, com pneus duros. Fez seu pit stop na volta 23 e se segurou até o final, o que não era esperado nem mesmo pela equipe. O mexicano aguentou impressionantes 35 voltas com o pneu macio, mais que o dobro de voltas suportado pelas Ferrari, por exemplo. “Tínhamos planejado uma segunda parada, talvez até mesmo uma terceira. Mas a borracha foi segurando, segurando e segurando... Fiquei perplexo!”, comentou Sauber.
Kobayashi, adotando uma estratégia diferente, com duas paradas, chegou logo atrás do companheiro.
Colaborou Ico
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.