Grosjean: Renault mostrou que tem “medo” da Haas
Francês relembra protesto contra equipe norte-americana em Monza, e acha que time cresceu mais do que era pensado
A Renault tem "medo" da Haas, é o que avalia Romain Grosjean, depois da longa batalha entre ambos em 2018.
O time francês venceu a Haas pelo quarto lugar da classificação do campeonato por 29 pontos, em uma batalha que também ocorreu fora da pista após o protesto da Renault no GP da Itália.
A Renault protestou contra o carro de Romain Grosjean após a corrida de Monza - onde terminou em sexto - e o francês foi excluído devido a ilegalidade do seu assoalho.
Grosjean acredita que o protesto mostrou que a Haas, apenas em seu terceiro ano no esporte, estava assustando a Renault.
"Não acho que seja uma grande jogada esportiva", disse ele sobre o protesto da Renault. "Mas sim, nós estávamos assustando eles, o que é bom. Eles deveriam ser o futuro."
O piloto da Haas acredita que o time americano "mudou de liga" em 2018, saltando para a parte da frente do meio do grid depois de terminar em oitavo lugar nas duas primeiras temporadas da F1.
Mas Grosjean admite que a Haas precisa continuar melhorando em áreas como fabricação para levar sua operação ao próximo nível.
Quando perguntado sobre o que a Haas precisava melhorar para vencer a Renault, ele disse: "há poucas coisas. Um exemplo é que não produzimos peças, então precisamos fabricá-las e às vezes demora um pouco”.
"Esse é um exemplo que eu posso dar de poucos, mas esse é um. Algo que leva três dias para eles, para nossa equipe fazer isso talvez demore três semanas.”
"Como o assoalho, nós não tivemos tempo para mudá-lo para Monza, essa foi a única coisa. O ganho de desempenho é zero. Absolutamente zero, zero, mas nós simplesmente não tivemos tempo para isso para Monza e a Renault jogou nisso.”
Grosjean diz que o chefe da equipe, Gunther Steiner, está ciente das áreas que precisam melhorar e já está trabalhando para melhorar as coisas.
"Gunther está bem ciente. Você sabe, ele entende muitas coisas e isso é ótimo", disse ele. "Nós conversamos com muita frequência, mas ele está ciente das coisas que precisamos melhorar e, definitivamente, é algo em que estamos trabalhando”.
"Parte do resto é apenas um processo crescente, mais performance é o que você quer, e quanto mais rápido melhor."
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18
Photo by: Zak Mauger / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.