Há 18 anos, no GP do Brasil, Schumi conquistava seu 100º pódio na F1
Ex-piloto alemão da Ferrari venceu a etapa de Interlagos de 2002 para chegar à marca centenária
Há exatos 18 anos, no GP do Brasil de 2002, Michael Schumacher conquistava seu centésimo pódio na Fórmula 1. Com a vitória na etapa de Interlagos, seu 55º triunfo na categoria máxima do automobilismo, Schumi se juntava a um clube bastante restrito.
Antes do alemão da Ferrari, apenas Alain Prost, tetracampeão da F1, havia chegado à marca centenária de pódios na categoria. O piloto francês terminou no top-3 em um total de 106 oportunidades, com 52,48% de aproveitamento.
Com a sua saída da F1, no fim de 2012, Schumi detém a soma de 155 pódios, com 50,32% de aproveitamento. O alemão também é o maior campeão (sete títulos) e o maior vencedor (91 triunfos) da elite do esporte a motor mundial. Relembre sua carreira abaixo:
Além de Schumacher e do próprio Prost, outros três pilotos chegaram ao clube das lendas com mais de 100 presenças no top-3 da categoria. Todos estão na ativa e são os mais velhos do grid atual da F1.
O principal deles é Lewis Hamilton, da Mercedes. O hexacampeão está a um título de Schumacher e a apenas quatro pódios do recorde absoluto do alemão, já que terminou no top-3 em 151 oportunidades. O aproveitamento do britânico, porém, é melhor: 60,40%.
O terceiro no total é Sebastian Vettel, alemão da Ferrari. À frente de Prost, o tetracampeão soma 120 pódios, com aproveitamento de 49,79%. Quem fecha o top-5 é o finlandês Kimi Raikkonen, da Alfa. O campeão de 2007 tem 103 pódios, com aproveitamento de 32,70%.
TABELA: Os 10 pilotos com mais pódios na história da F1
Hamilton e cia: os pilotos que estrearam com pódio na F1; veja na galeria abaixo
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.