Haas: abordagem correta evitou queda em segundo ano na F1
Chefe da equipe, Guenther Steiner destaca fato de estar mais forte em 2017 do que estava no mesmo momento do campeonato no ano passado
A Haas afirmou que seus resultados de 2017 mostram que a tática de desenvolvimento evitou que a equipe apresentasse declínio em seu segundo ano na F1.
O time entrou na categoria marcando pontos em três de suas quatro primeiras corridas em 2016, o que a colocou em quinto lugar no Mundial de Construtores em seu início.
Ela pontou somente mais duas vezes dali em diante, o que a fez cair para oitavo – a Haas havia adotado a tática de mudar seu foco cedo para o desenvolvimento do carro de 2017.
Neste ano, a Haas iniciou as férias de agosto com o sétimo lugar na tabela, uma posição à frente e com um ponto a mais do que tinha no mesmo momento em 2016.
O chefe da equipe, Guenther Steiner, afirmou que isso mostra que a Haas evitou com sucesso a tendência de apresentar declínio em sua segunda temporada na F1.
“Parte do meu trabalho é nos preparar para não cairmos em um buraco”, disse Steiner ao Motorsport.com. “Você sempre pode acabar neste buraco, mas tive uma terrível segunda temporada em um dos meus projetos e aprendi muito com isso.”
“Todos estavam cientes no ano passado de que precisávamos ser cuidadosos para não deixar a peteca cair. Quando decidimos mudar o foco para o carro de 2017, foi como: ‘Por que vocês não estão trazendo novidades? Vocês estão sem dinheiro?’”
“Não, não. Nós não queríamos, porque isso nos confundiria. Nos confundiríamos em 2016 e ficaríamos atrasados na preparação para 2017.”
Foco total em 2018 após o GP de Cingapura
Steiner afirmou que as últimas novidades no carro da Haas em 2017 chegariam em setembro, no GP de Cingapura, já que “não haveria sentido [em levar mais] porque a equipe já estaria trabalhando em tempo integral no carro de 2018.”
Ele também espera que a Ferrari traga uma melhoria no motor em corrida a ser definida imediatamente após as férias de agosto.
Steiner acrescentou que a Haas mostra funcionamento melhor neste ano simplesmente porque os membros da equipe possuem maior experiência em trabalhar juntos.
“A equipe está mais bem organizada. Não que fossemos mal organizados, mas não á para ser perfeito no primeiro ano. O nível aqui [F1] é muito alto”, disse.
“A equipe melhorou, nosso foco está melhor. O pessoal naturalmente trabalha melhor junto, porque eles já se conhecem, sabem das suas forças e fraquezas, sabem em quem podem confiar e em quem não podem, e é natural que você melhore.”
Reportagem adicional de Stuart Codling
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.