Haas protesta contra Force India antes do GP de Abu Dhabi
Motivo ainda não foi divulgado. Time americano é contra que nova equipe formada durante temporada receba verbas da F1
Representantes da Haas e Force India foram convocados a se apresentarem aos comissários na sexta-feira de manhã em Abu Dhabi, antes do primeiro treino livre.
Nenhum detalhe foi dado, além da declaração de que é devido a um protesto da Haas contra ambos os carros Force India. Entende-se que a questão diz respeito à nova inscrição da Force India usando um projeto, o VJM11, construído pela equipe original.
Eles não são rivais em posições no campeonato de construtores, já que a Haas é a quinta colocada com 90 pontos e a Force India está em sétimo, com 48, depois de perder os resultados da primeira metade da temporada devido às mudanças de direção.
A Haas acredita que como a Force India é oficialmente uma nova equipe, não deva ser permitida se classificar imediatamente para os pagamentos da "Coluna 1" da F1.
As equipes precisam terminar no top-10 em duas de três temporadas para serem elegíveis a esse pagamento, e a Haas precisou esperar esse processo quando entrou na F1 em 2016 para ser elegível ao recebimento desse dinheiro.
A Force India terminou em quarto lugar nas últimas duas temporadas, mas a Racing Point apenas se juntou à F1 em meados de 2018, então precisaria esperar até 2019 para que essa regra seja aplicada, mas a equipe acredita que sua situação é única e deve ser isenta do período de carência.
O chefe da Haas, Gunther Steiner, se encontrou com o CEO da F1, Chase Carey, na quinta-feira em Abu Dhabi para discutir “muitas coisas”.
"Não, infelizmente", disse Steiner quando perguntado se o motivo da reunião era o dinheiro do prêmio. “Não estamos progredindo no momento. É assim que saímos.”
Guenther Steiner, Team Principal, Haas F1
Photo by: Steven Tee / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.