Haas testa nova asa dianteira ‘em casa’ para avaliar conceitos para 2020
Ao mesmo tempo, equipe norte-americana busca entender o que deu errado aerodinamicamente em 2019
A Haas trouxe uma nova asa dianteira para o GP dos EUA, em Austin, enquanto procura explorar uma nova direção de desenvolvimento aerodinâmico para 2020.
Tendo utilizado uma especificação praticamente inalterada da asa dianteira ao longo da temporada, a nova geometria da Haas é surpreendentemente semelhante à da Ferrari.
Isso inclui elementos de asa mais curvilíneos, que caem nas pontas para promover o efeito de ‘lavagem’ desejado, para direcionar o fluxo de ar ao redor das rodas dianteiras. A parte ajustável da asa agora compreende apenas duas abas, com a terceira agora conectada ao plano principal.
Também houve modificações nas placas terminais, adicionando um pequeno recorte retangular para ajudar na saída de ar, enquanto a placa inferior foi modelada de maneira semelhante ao projeto atual da Ferrari.
"Vamos testar alguma coisa", confirmou o chefe da equipe, Gunther Steiner. "É para entender melhor o carro, não é como uma atualização, mas para testar algumas variantes. E então entraremos no próximos para entender o que estamos fazendo."
Quando perguntado se seria utilizada na corrida, Steiner acrescentou: "Não sabemos o que sairá dos testes, ainda não decidimos.”
Os problemas aerodinâmicos da Haas foram bem documentados nesta temporada, e a equipe frequentemente usa os dois carros com especificações diferentes para entender seus problemas.
Embora Steiner tenha confirmado que a asa dianteira pode fazer parte dos problemas da equipe em 2019, ele sugeriu que a equipe precisa descobrir mais por trás do desempenho ruim do VF-19.
"A asa dianteira faz parte, está na frente e afeta tudo, é por isso que estamos tentando soluções diferentes para ver se conseguimos analisar melhor."
"Mas não é apenas a asa dianteira, não é tão fácil assim. É a aerodinâmica, é assim que é.”
"Precisamos voltar para ver o que funciona e o que não funciona, mas estou bastante confiante de que podemos consertar isso para o próximo ano".
Colaborou: Adam Cooper
Confira imagens do primeiro treino livre desta sexta-feira em Austin
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.