Hamilton: "Alonso é o melhor piloto contra quem corri"
Lewis Hamilton diz que não está triste com a saída do espanhol da Fórmula no final do ano, mas reconhece sua qualidade e lhe deseja o melhor para o futuro
A rivalidade entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso deu capítulos para a história da Fórmula 1 naquele 2007 em que a McLaren perdeu o título de pilotos para um Kimi Raikkonen que chegou detrás. O cruzamento de declarações, o rompimento das relações de antes do meio da temporada e a saída do espanhol no final do ano de volta para a Renault causaram uma profunda impressão na torcida.
Mas o tempo parece ter fechado a ferida e o anúncio da aposentadoria de Alonso no final deste ano de 2018 gerou comentários mais do que positivos de Lewis Hamilton sobre o espanhol.
"Obviamente, não estou triste por ele. Isso não me afeta diretamente, tenho certeza de que o mundo das corridas vai sentir falta dele, com certeza, ele está aqui há 17 anos e fazendo parte de tudo isso", disse o tetracampeão em Spa-Francorchamps.
"Eu diria que é uma pena que ele não tenha sido tão condecorado quanto sua habilidade merece. Mas o esporte às vezes é uma máquina muito interessante e não é apenas uma questão de ser um ótimo piloto, mas também de como você se movimenta, como joga o jogo... É como se posiciona em um jogo de xadrez".
Hamilton não teve escrúpulos em reconhecer que Alonso foi "o melhor" contra o quem ele correu em seus 12 anos de carreira no Grande Circo.
"Como eu disse, tem sido um dos melhores pilotos. Para mim, o melhor contra quem eu corri e lhe desejo tudo de melhor para o futuro. 17 temporadas são muitas e tenho um enorme respeito por ele, porque não é fácil. Veja todos os outros pilotos que saíram durante este período, como Jenson [Button]. É muito tempo", completou.
"Kobe Bryant esteve no esporte por um período igualmente longo, é um compromisso enorme, muita dedicação e tempo que as pessoas podem não entender ou valorizar, mas eu sou capaz de apreciá-lo."
A Sebastian Vettel, segundo no campeonato de 2018, também foi questionado assim que chegou das férias de verão sobre o que achou do adeus de Alonso e por que a carreira esportiva do espanhol não foi tão premiada quanto a dele.
"Eu acho que todos nós estivemos lá, você sabe, eu acho melhor perguntar a ele. Obviamente ele decidiu parar, então eu desejo a ele o melhor, eu tenho certeza de que ele continuará competindo em outras categorias. Talvez volte. Você nunca sabe", respondeu o alemão.
"Os últimos anos para ele não foram como esperava, mas todos cuidamos de nós mesmos e vemos os outros como se vê alguém de fora. Nunca entende toda a imagem se você não está totalmente envolvido no processo de tomada de decisões, o que acontece dentro da equipe etc. A razão pela qual ele não ganhou mais é porque, claramente, ele não tinha um pacote para ganhar nos últimos anos. Mas, você sabe, é o caminho que ele decidiu tomar e, às vezes funciona, mas às vezes não.”
Informações adicionais de Roberto Chinchero de Spa-Francorchamps
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.